6014 – Genética – O gene do câncer de mama


Uma geneticista da Universidade da Califórnia, provou em 1990, que o gene do câncer de mama estava em algum lugar do cromossomo 17. Fez isso demosntrando que existiam alterações nesse cromossomo em centenas de pacientes com o câncer no seio e nos ovários, sendo que algumas dessas mulheres apresentavam os 2 tumores ao mesmo tempo. A partir daí, a cientista não cansou de procurar o gene culpado. Mesmo sem ter encontrado o endereço exato, ela foi reconhecida pelo mérito de ter lançado a corrida atrás do BRCA1.

Marie-Claire King

Ela é professora da Universidade de Washington , onde ela estuda as genética e interação da genética e as influências ambientais sobre as condições humanas, tais como HIV e lúpus , hereditário a surdez, e também câncer de mama e câncer de ovário.
King começou sua carreira com uma licenciatura em matemática (cum laude) da Faculdade Carleton . Ela completou seu doutorado em 1973 na Universidade da Califórnia, Berkeley em genética, após seu conselheiro Allan Wilson convenceu a mudar de matemática para a genética. Em seu trabalho de doutorado em Berkeley (1973), ela demonstrou por meio de análise de proteínas comparativa que chimpanzés e humanos são 99% geneticamente idênticos, um achado que surpreendeu o público na época, revolucionou a biologia evolutiva, e hoje é de conhecimento comum.
A descoberta do “gene do câncer de mama” revolucionou o estudo de inúmeras outras doenças comuns; antes e durante 16 anos de trabalho de King sobre este projeto, a maioria dos cientistas tinha desrespeitado as suas ideias sobre a interacção da genética com a doença humana complexa.

Um comentário sobre “6014 – Genética – O gene do câncer de mama

Deixe um comentário