3645 – Audiotecnologia – Como funciona um iPod?


IPod, essa onda pegou!

1. Cabo USB
O cabo suga as músicas do computador a uma velocidade de até 480 Mbps – mais ou menos 15 músicas por segundo. Já em micros ultrapassados, que trazem conectores USB mais lentos, essa velocidade é 40 vezes menor.
2. Disco rígido
As músicas ficam guardadas aqui. Dá para colocar 240 canções de 4 minutos em cada gigabyte do disco rígido. Quer dizer: um iPod top de linha, de 60 GB, agüenta 14 400 músicas. Nos tocadores que reproduzem vídeo, essa capacidade dá para 75 filmes de 2 horas – ou para todos os episódios de Os Simpsons feitos até hoje.
3. Chip de memória
Quando você escolhe a música e aperta play, o iPod copia o arquivo digital guardado no disco rígido para um chip de memória – se ele tocasse a música direto do hd, seus movimentos fariam a música pular.
4. Descompressor
Um microprocessador puxa a canção do chip de memória e a descomprime. É que uma música armazenada em mp3 ocupa 10 vezes menos espaço que o normal. Mas na hora de tocar ela tem de voltar ao tamanho que tinha quando estava num cd – cerca de 40 MB.
5. Conversor
Uma música em formato digital nada mais é do que uma fileira de números (320 milhões de zeros e uns, em média). Como ninguém é tão nerd a ponto de ouvir números, esse chip está aqui para transformar o bolo de informação digital em ondas sonoras de verdade.
6. Amplificador
O sinal de áudio sai fraquinho do conversor. Mas aí entra o nosso amigo aqui. Ele dá uma turbinada nas ondas sonoras, tornando-as fortes o bastante para mover a película do fone de ouvido. Seus tímpanos fazem o resto do trabalho – eles nem precisam de bateria para funcionar.