Como foi Calculada a Idade da Terra?



A chave desse cálculo foi encontrada medindo a quantidade de urânio e de chumbo nas rochas mais antigas do planeta. “Essa foi uma consequência da descoberta da radioatividade”, diz Marta Maria Sílvia Mantovani, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP. Ela se refere ao processo pelo qual alguns elementos químicos, chamados radioativos, se decompõem, produzindo outras substâncias. É o caso do urânio, que, ao sofrer radiação, se transforma em chumbo. Na natureza, uma rocha que contiver urânio, depois de certo tempo terá apenas a metade da quantidade desse elemento. Esse tempo é chamado de meia-vida. Conhecendo-se a meia-vida do urânio, pode-se então calcular a idade da rocha – e a da Terra: cerca de 4,56 bilhões de anos.

Matemática radioativa
Conceito de meia-vida fornece a base do cálculo

  1. A radiação faz os átomos de urânio perderem partículas, transformando-se em chumbo. Após certo tempo, chamado meia-vida, resta só metade do urânio
  2. Conhecendo esse tempo de meia-vida e medindo a quantidade de urânio e de chumbo nas rochas mais antigas da Terra, calculou-se a idade do planeta

Mega Polêmica – Moisés realmente falou com Deus?



“Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo” (Êxodo 33:11). Mas no mesmo capítulo,“Disse o SENHOR a Moisés:…Não me poderá ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá…. tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá” (Êxodo 33:17,20,23). A Bíblia se contradiz, até no mesmo capítulo?
A expressão hebraica em Deuteronômio 34:10 (el panim) é uma preposição e significa “em frente de, antes de, na presença de, à face, diante de, de diante da face de”, o que indica que Moisés não necessariamente via o rosto de Deus, embora falasse com ele como quem conversa com seu amigo, ou seja, um na presença do outro (Nm 12:6-8).
Isso concorda com o contexto bíblico também, pois Yahweh (Deus) falava com Moisés de uma densa nuvem, o que obviamente impossibilitava-o de ver o rosto dele (Leia Êxodo 19:9; 24:15-18; 33:9).
Veja por exemplo Deuteronômio 5:4, onde Moisés afirma que Deus falou com toda a comunidade de Israel face a face, mas na verdade o episódio mostra que Deus falou com eles da nuvem no monte (v.22), e não com os israelitas olhando em Seu rosto.
Concluímos então que nunca ninguém viu a face de Deus.