Mega Grifes – Pierre Cardin



Pierre Cardin, nascido Pietro Costante Cardin (2 de julho de 1922 – 29 de dezembro de 2020),foi um estilista nascido na Itália mas naturalizado francês. Ele era conhecido pelo seu estilo de vanguarda e espacial.
Nascido no pequeno vilarejo de Sant’Andrea di Barbarana, no Vêneto, nordeste da Itália, seus pais, agricultores precipitados na pobreza pela Primeira Guerra Mundial, emigram para a França em 1924.
Em 1936, o jovem Pierre começa seu aprendizado aos quatorze anos, com um alfaiate de Saint-Étienne. Depois de uma passagem no ateliê de Manby, em Vichy, em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, transfere-se para Paris, onde estuda arquitetura e trabalha com Madame Paquin. Trabalhou com Elsa Schiaparelli até se tornar chefe do ateliê dos alfaiates de Christian Dior, em 1947. Não foi aceito na casa de moda Balenciaga.
Cardin fundou sua própria casa em 1950 e começou com alta costura três anos depois. Ficou conhecido por seu estilo de vanguarda e por seus trabalhos inspirados na “era espacial”, com formatos e motivos geométricos, frequentemente ignorando a forma feminina. Cardin investiu também nas roupas unissex, algumas vezes experimentais. Em 1954, introduziu o “vestido bolha”. Ao lado de Paco Rabanne e André Courrèges, Cardin formou a “tríplice aliança” do futurismo na moda.
Fazia parte da Academia Francesa de Belas Artes desde 1992, sendo o primeiro estilista a integrá-la.
Percebendo um mercado inexplorado, passou a investir no mercado de design masculino, conquistando fãs como os Beatles e Salvador Dalí, e chegando mesmo a ultrapassar o lucro obtido com as coleções femininas.
Pierre Cardin foi um membro da Chambre Syndicale entre 1953 e 1993.Como muitos designers de moda da atualidade, em 1994, Cardin decidiu mostrar sua coleção apenas para um pequeno círculo de clientes e jornalistas selecionados.
Atualmente, com oitocentas licenças em 140 países, calcula-se que sua marca gere um movimento de aproximadamente 8 bilhões de € em royalties.
Morreu em 29 de dezembro de 2020, aos 98 anos
Cardin possui as ruínas do castelo em Lacoste, Vaucluse, antigamente habitado pelo Marquês de Sade. Ele renovou parcialmente o lugar e regularmente organiza festivais de teatro por lá.
Pierre Cardin é mencionado na canção “Everyday Clothes” de Jonathan Richman.

Povoado de Lacoste, na França


Lacoste é uma comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Vaucluse. Estende-se por uma área de 10,66 km². Em 2018 a comuna tinha 417 habitantes (densidade: 39,1 hab./km²).
Castelo de Lacoste
Situado entre Bonnieux e Gordes, no departamento de Vaucluse, Castelo Lacoste é uma das jóias turísticas Luberon. Construído no século XI, este edifício classificado monumento histórico tornou-se no século XVI a propriedade de um dos mais famosos escritores franceses, o famoso Marquês de Sade.
Em 2001, o edifício em ruínas tornou-se propriedade da Pierre Cardin que participaram de sua restauração por muitos anos agora para o seu acesso público. É particularmente possível encontrar apartamentos do Marquês de Sade, mobiliário da coleção privada de Pierre Cardin ele trouxe de volta a partir de suas muitas viagens ao redor do mundo ou mesmo a arte contemporânea.
Castelo Lacoste também oferece vistas deslumbrantes a partir dos seus terraços no vale do Rio Calavon, montanhas Vaucluse ou Mont Ventoux. No verão, o local é iluminado por ocasião de um grande festival de música clássica.