13.977 – Golpe na Internet – O que são Scammers?


scammers-woman

 

Golpe pra cima de “muá”?!

 
Scammers, são pessoas que criam perfis falsos e/ou e-mails falsos e/ou contas falsas, para obter vantagens financeiras em cima dos outros.
Para chegar a tanto, os scammers precisam criar algo e fazer com que a vítima realmente acredite naquilo.
Muitos chegam a ficar desconfiado, mas ainda existe pessoas que acabam caindo.
Isso por que os scammers utilizam de jogos psicológicos para tentar fazer com que a vítima seja incentivada a continuar trocando e-mails, mandando fotos, etc.
Trocar mensagens no perfil, para um scammer não é vantajoso, por que aqueles que percebem que se trata de armadilha acabam denunciando, mandando comentários e logo o perfil cai. Um e-mail já é mais complicado da conta ser excluída.
Muitos scammers acabam utilizando programas ou sites para fazer tradução do Inglês ou Russo para o Português. Mas aí o resultado é que sai frases com algumas palavras não traduzidas e outras palavras traduzidas as vezes ficando um pouco sem sentido.
O uso de copiar e colar de textos ja usados antes é evidente, tanto que se a pessoa for bastante curiosa, ficará sem resposta quando tiver trocando e-mails, exatamente por que o scammer só vai colar e enviar. No entanto, existe a possibilidade as vezes do scammer ler e responder junto com o texto colado.
Quem utiliza sites de relacionamento, a primeira coisa que acontecerá é receber uma mensagem reservada do scammer e lá encontrar o email dele, sem ao menos ele ou você conhecer um ao outro melhor, simplesmente por interesse do scammer em querer te enganar e por maior segurança do próprio scammer em evitar que se o perfil cair, o e-mail continuará lá.
As fotos que o scammer manda, geralmente de pessoas bonitas aparentando 20 a 30 anos e os scammers costumam colocar sua idade de acordo com a idade que aparenta na foto, pois, de tanta falsidade, fotos pode nem ser do próprio e sim de alguma vítima que trocou com ele e reaproveitou para enganar outros.
O intuito geral do scammer quando começa a trocar e-mails é dizer que está procurando um amor fora do país de onde vive. Aí quanto mais se troca e-mails, mais o scammer “se apaixona” pela vítima e chega em um ponto que diz que quer encontrar pessoalmente. Lembrando que nunca é alguém do mesmo país. Geralmente o scammer diz ser de país como Senegal, Rússia, EUA, Nigeria Libéria, Costa do Marfim, entre outros, mas esses são os mais utilizados. Aí com essa idéia em mente, o scammer fixa um valor dizendo que quer comprar uma passagem de avião, mas não tem dinheiro suficiente e começa a pressionar psicológicamente para isso. Utiliza o Western Union e não banco normal para receber dinheiro.
Um outro tipo de golpe utilizado é dizer que mora em um dos países que citei anteriormente da África, que o pai, podre de rico, morreu durante a guerra civil, e agora é prisioneira em um campo de refugiados e que quer sair de lá e os pais morreram assassinados na frente dela. Tocante né ? Diz que viu e gostou seu perfil. Achou vc de confiança, quer que ajude a sair de lá e sair do país. O esquema do dinheiro seria o mesmo. Agora… campo de refugiados ? Com Internet ? Chique né ? Outra variante desse golpe é dizer que não está conseguindo receber o que seu pai deixou e que precisaria de um determinado valor e que quando isso acontecesse, receberia de volta varios milhoes de dolares. Se é rico, como não consegue fazer algo simples assim ?

Quem são os scammers?
Nigerianos, entre 22 a 30 anos vivendo em quartos alugados, LAN HOUSES sob o comando de chefes do Scam. Também podem estar em Ghana ou na Rússia, ou ainda em outros países. Após aplicarem golpes mudam de país. Possuem hierarquia, alguns redigem os e-mails, cartas, outros falam em MSN e alguns te telefonam.
Repassam os dados para outros caso não consigam sucesso com alguém, por isto algumas vezes recebemos convites para adicionar pessoas no MSN e no Skype que não sabemos de onde vieram.
DE QUE FORMA É FEITA A ABORDAGEM?
Através de perfis falsos com fotos retiradas de outras pessoas contendo informações geralmente assim:
Homens na faixa etária de 39 a 55 anos, solteiros, viúvos com filhos adolescentes, engenheiros e arquitetos, negociantes de arte, ouro ou de petróleo. Sempre em viagem ao Reino Unido ou para Àfrica. Dizem estar em hotéis, reclamam da comida do país, etc…Os perfis podem estar em outro país como EUA, Espanha, Etc
Contam histórias comoventes dizendo-se serem vítimas de ex-mulheres que os traíram e fugiram com dinheiro ou que estão fazendo negócios e em breve receberão muitos recursos.
Sempre dirão que estão apaixonados e que irão te visitar, mas que para isso precisam de dinheiro para os mais diferentes fins: doença de filho, viagem, hospedagem, tratamento médicos, receber créditos em bancos disponíveis, mas que precisam de alguém que mande o dinheiro para eles em ordens de pagamento, etc…
Enviam e-mails com cartas longas cheias de declarações de amor e frases bem convincentes.
Também, eles se passam por mulheres, russas ou asiáticas, sempre muito atraentes, descoladas, entre 25 a 40 anos, dizendo-se enfermeiras, solteiras ou com filhos pequenos, contando estarem em países em guerra civil ou no Afeganistão em missões de guerra. Solicitam dinheiro para viajar, fugir do país, etc….para tratar de parentes, etc.
DE ONDE SÃO RETIRADAS AS FOTOS QUE ELES USAM?
De outras vítimas, de facebook, de sites de modelos, atores, personalidades.
COMO SE COMPORTAM OS SCAMMERS NAS CONVERSAS?
Não falam português, usam sempre um tradutor no MSN chamado Mbot, a tradução é grosseira e cheia de erros.
De forma a conquistar a confiança das pessoas, parecendo bastante verossímil apresentando muitas fotos diferentes, logo pedindo número de telefone e também ligando a seguir.
Mostram documentos falsificados como passaportes, tickets de vôo, etc.
Não aparecem em webcam, dizendo ser por motivos de segurança da empresa, também usam Iphones que dispensa explicar. Mas podem usar imagens de scamming gravadas da vítima no Skype ou no MSN.
Sempre vão dizer que a net é ruim e que cai toda hora.!
Scammmers não gostam de usar MSN, pois se a vítima tiver um software instalado como SPYMSN, poderá abrir a webcam sem a permissão, gravando imagens.
Geralmente usam SKYPE MSN do YAHOO, e e-mails de Hotmail, yahoo. Pelo fato de ser mais fácil burlar os anti-spams e de espionar a webcam da vítima sem ela saber.
Costumam usar email para se comunicar com as vítimas, usando IP (endereço) forjado.Os russos usam I BAT que é um software que manda muitos e-mails ao mesmo tempo.
Sim, aquele email que a vítima recebe é o mesmo que várias pessoas receberam.
QUANTO TEMPO DURA UMA ABORDAGEM?
Depende do “Talento” do scammer, ele pode demorar semanas até pedir o dinheiro, ou pode pedir logo.
No caso da americana que aparece no vídeo gravado pela Interpol, passaram-se dois anos até serem descobertos. Enquanto isso, uma outra pessoa servia de “Hálibi” fornecendo sempre fotos diferentes, para que o golpe fosse mantido a longo prazo.
São capazes de mandar flores, cartões, etc….tudo que pareça normal de uma pessoa apaixonada.

scammer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s