13.755 – Curiosidades – O que acontece quando damos risadas?


Os motivos que nos fazem rir variam dos mais óbvios até os mais improváveis. Tem gente que faz o maior barulhão na hora de dar risada, outros não emitem nenhum som sequer…
Fato é que a risada é uma resposta bastante primitiva do nosso corpo, e presente até mesmo no mundo animal.
Ao contrário da fala, os sons produzidos durante uma risada são controlados por um sistema cerebral responsável pela vocalização dos mamíferos, portanto, menos evoluído e mais semelhantes aos chamados entre os animais de uma mesma espécie.
Estudos realizados com observação de ressonância magnética mostraram que a língua, mandíbula e palato produzem movimentos reais durante o riso e que todo e mecanismo ocorre na caixa torácica.
Os diferentes e muitas vezes estranhos sons que emitimos quando damos risadas são resultados da pressão que o músculo do peito faz sobre a caixa torácica para que ocorra a saída de ar do corpo.
Você pode não saber, mas a risada também já foi observada em primatas como chimpanzés e gorilas e até mesmo entre outras espécies do reino animal, como em ratos, por exemplo. O que sugere que o fenômeno faz parte do grupo de expressões faciais e de comunicação, assim como as provocadas pela dor, consideradas mais básicas entre os mamíferos.

Riso de bebês
Se você tem filhos ou convive com crianças pequenas deve ter percebido que até mesmo os bebês são capazes de produzir risadas e, a contrário do que possa imaginar, não se trata apenas de uma resposta involuntária.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, quando sorri para os pais, os bebês não apenas expressam uma emoção, como também procuram receber deles uma reação igual, estabelecendo assim uma espécie de comunicação “planejada” por parte dos pequenos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s