13.669 – Fake News – Notícia sobre a vacina contra diabetes é Falsa


diabetes-tratamento

 

Infelizmente

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “o diabetes é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue que, a longo prazo, podem causar sérios danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos”.
Nos últimos dez anos, o Brasil registrou um aumento superior a 60% no número de diabéticos, que já somam mais de 13 milhões de pessoas no país. Assim, não causa surpresa constatar que uma notícia falsa que anuncia uma vacina para a doença continue sendo exaustivamente promovida e compartilhada nas redes sociais.
Apenas nos últimos dois meses, a notícia sobre essa “descoberta”, postada em uma página no Facebook, foi compartilhada por mais de 4 mil pessoas. Mas o que realmente diz a ciência? Existe uma vacina capaz de prevenir o diabetes?
A história teve origem em 2012, com a publicação dos resultados da fase 1 de estudos clínicos sobre o uso da vacina BCG para o tratamento de diabetes tipo 1. O medicamento, criado há 97 anos para combater a tuberculose, foi usado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital para tratar pessoas com diabetes tipo 1.
Os pacientes submetidos à terapia apresentaram melhora tão considerável que o FDA (Food and Drug Administration, agência americana responsável pela liberação de drogas e tratamentos) aprovou a continuidade da pesquisa cuja fase 2 foi anunciada em meados de 2015.
A expectativa dos pesquisadores de Massachusstes é reverter completamente a doença e obter resultados clínicos mais consistentes, como o controle médio de açúcar no sangue. No entanto, o estudo ainda está em andamento e acompanhará 150 adultos com diabetes tipo 1 por um período de quatro anos.
Ou seja, a afirmação ”A vacina contra o diabetes foi anunciada oficialmente e o mundo inteiro está comemorando a notícia”, apesar de animadora, é FALSA.

Veja por quê:
1. A vacina ainda se encontra na fase de testes e não está disponível para uso.
2. A frase induz a pensar que a vacina será eficiente para todo tipo de diabetes, o que não é verdade. A vacina estudada apenas funciona para o diabetes tipo 1.
3. Ao checar diversos sites e páginas que reproduziram essa manchete, Drops constatou ainda que é recorrente a indicação de outros tratamentos que teriam a capacidade de reverter e curar o diabetes. No entanto, especialistas são unânimes ao afirmar que ainda não há cura para a doença, apenas tratamentos que melhoram a qualidade de vida de quem sofre com a doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s