12.516 – Botânica – Árvore Dorme?


arvores_dormem
Sim, as árvores também dormem. Em um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Ecológica de Tihany, na Hungria, um grupo de cientistas observou que os galhos ficam mais caídos no período noturno, como se elas dessem uma bela descansada enquanto o sol não está.
Para estudar a soneca vegetal, os pesquisadores queriam medir o quanto os galhos relaxam para baixo. O problema é que usar uma câmera com flash estava fora de questão, porque a luz poderia influenciar os resultados. Por isso, eles escanearam com laser duas árvores no escuro em intervalos de dez minutos desde o por do sol até o amanhecer.
Todo o processo foi feito com muito cuidado para que nada além da luz do sol interferisse no estudo: eles escolheram árvores em lugares com climas bem diferentes – uma na Austrália, outra na Finlândia -, realizaram o experimento na noite do equinócio (data em que o dia tem a mesma duração que a noite) e evitaram lugares com vento e chuva.
Comparados, as 154 imagens – 77 para cada árvore – mostraram que os galhos ficaram 10 cm mais caídos durante a noite, e voltaram ao normal assim que os primeiros raios de sol surgiram no horizonte. É como se a planta ficasse dormindo a noite toda e só acordasse de manhã (muito mais do que nós, humanos).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s