12.479 – Transporte – Empresa apresenta levitação magnética para trens mais barata e segura


Trem bala turco
Trem-bala turco, agora só falta o nosso

A Hyperloop Transports Technologies, uma das startups de Elon Musk que trabalham para construir o sistema de transporte público do futuro, apresentou uma tecnologia chamada “levitação magnética passiva” para alimentar o seu protótipo.
O sistema é uma alternativa mais barata e mais segura que a levitação magnética regular, também conhecida como Maglev, que está atualmente em operação em trens de alta velocidade na China e na Europa.
O Maglev exige complexas e dispendiosas atualizações de infraestrutura, tais como fontes de energia colocados em intervalos ao longo da pista. Enquanto que a levitação magnética passiva, que foi desenvolvida pelo falecido físico Richard Post em 2000, usa circuitos não motorizados de arame na pista e ímãs permanentes na base do trem para criar a levitação.
“Utilizar um sistema de levitação passiva irá eliminar a necessidade de estações de energia ao longo da pista, o que torna este sistema o mais adequado para a aplicação e vai manter os custos de construção baixos”, disse Bibop Gresta, chefe de operações da Hyperloop Transports Technologies. “De um aspecto de segurança, o sistema tem vantagens enormes, a levitação ocorre exclusivamente através do movimento, portanto, se qualquer tipo de falha de energia ocorre, os vagões continuariam a levitar e só depois de atingir velocidades mínimas iriam tocar o chão”.
Com essa tecnologia, o trem pode viajar até 1.223 km/h em um tubo à vácuo e sem atrito. Teoricamente, a viagem entre San Francisco e Los Angeles, que hoje leva até 5 horas de carro, levaria somente 30 minutos.
A empresa ainda não tem previsão de quando a tecnologia será lançada no mercado, mas prevê que mais novidades devem ser anunciadas nas próximas semanas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s