12.290 – Religião – Essênios, a doutrina do deserto


essenios_qumram
Um manuscrito achado no Vaticano afirma que Jesus era essênio e vegetariano.
Um inglês chamado Ouselem achou um manuscrito de nome ” O Evangelho dos Doze Santos” em um mosaico budista na Índia. O texto dizia que Jesus teria sido levado para o oriente por essênios refugiados. Saiu então espalhando que a Bíblia estava incorreta, pois Cristo era essênio e defendia a reencarnação e o vegetarianismo. Se hoje tal tese pode soar estranha; na Inglaterra do século 19 era blasfêmia da pior espécie. Teorias exóticas sobre Jesus é o que não faltam. Em 1970, tentou-se provar que ele nunca havia existido e que teria sido uma alucinação coletiva causada pela ingestão de cogumelos (?). Por motivos óbvios, tal teoria foi rejeitada.
Escondidos em cavernas próximas ao Mar Morto; 813 manuscritos redigidos pelos essênios entre 225 aC e o ano 68 da nossa era, guardavam as cópias do antigo testamento, calendários e textos da Bíblia. O que se traduziu até hoje já é o suficiente para moldar a doutrina, crença e hábitos dos essênios. Séculos a fio esquecidos.
Os membros da seita acordavam antes do nascer do sol, permaneciam em silêncio e faziam suas preces até o momento em que um mestre dividia as tarefas entre eles de acordo com a aptidão de cada um. Eram 5h de cultivo de vegetais ou estudo das escrituras. Após as tarefas, banhavam-se em água fria e vestiam túnicas brancas. Usavam um calendário solar de 364 dias, inspirado no egípcio.
A Filosofia
Bem – Tudo aquilo que que preserva ou produz as coisas para o mundo como o cultivo dos campos, a fecundidade de uma mulher e a sabedoria de um professor.
Mal – O que causa a morte como a matança de animais . O sacrifício de bichos, mesmo para a alimentação, é condenável.
Justiça – O homem deve ser justo porque a natureza penaliza proporcional as infrações. Deve ser pacífico, tolerante e caridoso para ensinar os homens a serem melhores e mais felizes.
Temperança – Sobriedade e moderação das paixões são virtudes, pois vícios trazem muitos prejuízos à saúde.
Perdão – No caso de as leis não serem cumpridas a penitência é simples. Para se obter o , deve-se fazer o bem proporcional ao mal causado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s