Projeto de arma contra ataques terroristas


arma-inteligente-don-sebastian-njit
O mercado negro das armas coloca na mão de criminosos armas ilegais e sem registro. Diante desse problema que parece sem controle, Michael Recce, um ex-engenheiro da Intel, projetou uma das armas mais inteligentes já concebidas no início de 2000, que funciona somente nas mãos dos seus proprietários legais.
A tecnologia de Recce se baseia no chamado comportamento reflexivo. Nosso cérebro é organizado para executar determinadas tarefas sempre da mesma maneira, como, por exemplo, ao assinar um documento. Nós, inadvertidamente, aplicamos a mesma pressão, o mesmo toque, de uma forma única.
A tecnologia da Recce reconhece esses fatores individuais e, juntamente com a biometria, só permite o acionamento da arma nas mãos do seu proprietário. Com a ajuda do New Jersey Institute of Technology (NJIT), ele e alguns outros pesquisadores estão tentando desde então colocar a novidade no mercado, mas isso não tem sido uma tarefa fácil.
Os proprietários de armas alegam que o sistema de reconhecimento das armas inteligentes falha em situações de emergência. Eles dizem que uma arma que exige impressão digital do proprietário pode não alinhar quando a mão estiver tremendo – algo que pode ocorrer quando o dono estiver em uma situação tensa.
Contudo, os inventores alegam que esse recurso poderia ter impedido alguns massacres a escolas nos EUA, em que os atiradores usaram armas de terceiros para matar colegas, como foi o caso de Dylan Klebold e Eric Harris, que assassinaram 15 colegas em Columbine, em 1999.

Deixe um comentário