12.005 -Nutrição – Planta que substitui sal combate tumores


planta-sal
Uma pequena planta descoberta em Santa Catarina pode substituir o sal de cozinha de uma maneira muito mais saudável.
O sal verde, um pó extraído que lembra a cor do óregano, é da espécie Sarcocornia ambigua. Ele possui três vezes menos cloreto de sódio que o sal comum, um dos vilões da pressão alta. Pesquisas alegam que este sal verde pode combater o envelhecimento das células, o colesterol e alguns tumores.
A planta foi descoberta há 10 anos e agora pesquisadores da Epagri e da Universidade Federal de Santa Catarina estudam como ela poderia produzir sal em escala comercial. Há registros da Sarcocornia ambigua em alguns pontos do litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
De acordo com pesquisadores, a plantinha está presente em uma região de transição entre mangue e mar, o que poderia explicar o sabor salgado do pó extraído.
Os estudos em relação aos benefícios da planta mostraram que suas qualidades são muito promissoras. O grande desafio é como e onde plantar a espécie em quantidade para atender uma escala comercial e chegar ao mercado. Os pesquisadores estimam que são necessários mais três anos de estudos, que ainda não têm data para começar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s