11.673 – Mega Polêmica – Garota cigana de 12 anos tem QI maior que Einstein e Stephen Hawking


Barr fez o teste de QI da Mensa Internatinal, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo, depois que seu pai suspeitou que sua memória impressionante poderia qualificá-la como um membro ilustre da sociedade.
A ‘menina gênio’ pontuou nada mais que 140, e a pontuação média elevada da Mensa é de 100.
O ranking de Barr, desde então, foi notícia em todo o mundo, mas os resultados não significam necessariamente que ela é mais ‘esperta’ que Einstein ou Hawking. Durante a última década, os neurocientistas têm demonstrado que os teste de QI, ou quociente de inteligência, realmente não definem o quadro completo sobre a inteligência.
Embora os testes possam medir adequadamente a capacidade de memória, habilidade matemática, raciocínio verbal e lógica, a pesquisa mostrou que eles são fundamentalmente falhos quando se trata de prever a inteligência geral, que envolve a sincronização de várias regiões do cérebro ao mesmo tempo.
“Um estudo de 2012 refutava de uma vez por todas a ideia de que uma única medida de inteligência, como QI, seja o suficiente para capturar todas as diferenças na capacidade cognitiva que vemos entre as pessoas”, disse Roger Highfield, do Museu de Ciência de Londres.
Mas permanece o fato de que os testes de QI são ferramentas interessantes para medir a capacidade intelectual de uma sociedade e, assim, ultrapassar duas das mentes mais famosas na história é bastante impressionante. “Quando eu descobri ter uma pontuação tão alta, foi tão inesperado. Eu fiquei chocada”, disse Barr.
A notícia foi particularmente bem recebida pela comunidade cigana. “Esta notícia é algo bom para nós, pode ser uma mudança”, disse o pai de Barr. “Isso mostra que não importa de onde você vem, qualquer um pode ser academicamente brilhante”.
Não há nenhuma informação de que Barr será admitida na Mensa, que tem mais de 120.000 membros em todo o mundo. Desses, apenas 35% são do sexo feminino, e apenas 8% são crianças. “O QI de Nicole a coloca confortavelmente dentro do top de 1% da população”, disse a representante da Mensa, Ann Clarkson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s