11.034 – Nutrição – O que acontece com a gordura que o corpo queima?


Depois de questionar médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde sem obter resposta satisfatória, Meerman montou uma equipe com o professor Andrew Brown, diretor da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales (UNSW) para rastrear o destino dos quilogramas perdidos.
O resultado foi publicado no British Medical Journal. No artigo, os autores mostram que 10 kg de gordura requerem 29 kg de oxigênio, e os processos metabólicos transformam esta gordura em 28 kg de CO2 e 11 kg de água.
im, caros leitores, a gordura vira CO2 e sai pelo seu nariz. Se você rastrear cada átomo de 10 kg de gordura, 8,4 são exalados como gás carbônico pelos pulmões. Os 1,6 kg restantes são convertidos em água e são excretados na urina, fezes, suor, hálito, lágrimas e outros fluidos corporais.
E agora, você vai respirar mais para perder peso? Não vai funcionar, lamento dizer. Se você respirar mais que o necessário para o seu metabolismo, vai sofrer hiperventilação, que pode resultar em tontura, palpitação e perda de consciência.
Será que o CO2 que você está exalando enquanto emagrece vai contribuir para o aquecimento global? Se você estava contando com esta desculpa para não fazer uma dieta, novamente tenho más notícias. O CO2 que está causando o aquecimento global vem da queima de combustíveis fósseis.
O carbono que você está liberando na respiração muito provavelmente estava na atmosfera alguns meses ou anos atrás, até ser absorvido por uma planta e cair no seu prato na forma de salada ou açúcar ou algum produto vegetal, ou até mesmo na forma de carne e gordura animal.
A esperança dos autores é que os resultados de seu trabalho sejam incluídos nos cursos básicos de ciências, para que as crianças e os profissionais de saúde não andem com ideias erradas sobre o destino da gordura que é perdida em dietas (como dizer que ela vira calor ou energia).