10.625 – Mega Techs – O Holograma


Veja o gráfico
Veja o gráfico

O holograma, palavra que deriva do grego “holos” ou inteiro e “grama”, desenho; é uma imagem em duas dimensões de um objeto tridimensional que, de maneira diferente à da fotografia regular, permite ver o objeto em três dimensões e observá-lo de diferentes ângulos, como se fosse um objeto real. A holografia começou a ser desenvolvida na metade do século XX pelo físico húngaro Dennis Gabor, que recebeu por seu trabalho o Prêmio Nobel em 1971.
No princípio, a holografia foi aplicada aos feixes de elétrons dos microscópios eletrônicos para melhorar sua resolução e, apesar dos conhecimentos teóricos serem conhecidos para aplicar às imagens, somente na década de 60 com o uso do laser foi possível obter os primeiros hologramas, registrados então pelo cientista Yuri Denisyuk, na União Soviética em 1962 e pelos cientistas norte-americanos Emmett Leith e Juris Upatnieks, nos Estados Unidos.
A fabricação de um holograma requer uma fonte de raio laser, que se divide em dois feixos, um que é projetado sobre uma placa fotosensível e outro, que logo após refletir o objeto, interage com o primeiro da placa, gerando um padrão específico. O holograma não é uma fotografia, já que a imagem não fica registrada, apenas o padrão de referência. No princípio era necessário utilizar o raio laser para reconstruir a imagem, porém com seu desenvolvimento, foi possível utilizar a luz branca para observar um holograma.
Os hologramas de Fresnel, que necessitam do laser para reconstrução de uma imagem em três dimensões, parece flutuar diante do observador, e os de reflexão, como os utilizados nos cartões de crédito, como medida de segurança, são os dois tipos mais comuns de hologramas.
Atualmente estão sendo desenvolvidos projetores de holografia dinâmica que permitem observar imagens em movimento de diferentes ângulos, como o SeelLinder ou o Cheoptics, porém estes sistemas ainda necessitam serem mais refinados para poder chegar ao público.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s