10.352 – Mega Techs – Os Recursos do Android para Relógios Inteligentes


android-wear-notificacoes-size-620

O Google apresentou recentemente, em sua conferência anual para desenvolvedores, os dois primeiros relógios inteligentes com Android Wear. É um sistema operacional baseado no sistema operacional para celulares ajustado para funcionar em dispositivos que podem ser usados como acessórios pessoais, os chamados wearables. Ele mantém relógio e celular conectados por meio de Bluetooth e mostra em uma pequena tela informações relevantes para o usuário.
Para responder a mensagens de texto e fazer buscas na internet por meio do relógio, basta pressionar o ícone do Google e dar o comando de voz. Os resultados são exibidos na pequena tela. Há ainda o recurso Google Now, pelo qual o Android Wear atua como assistente pessoal: o próximo compromisso, a rota para chegar ao trabalho e a situação do voo surgem na tela no momento em que o usuário precisa.

O novo sistema do Google já está disponível em dois modelos de relógios inteligentes em pré-venda, das fabricantes LG e Samsung. As características são similares, como a tela de cerca de 1,6 polegada, chip de 1,2 GHz e proteção à prova d’água e poeira. O modelo da Samsung, chamado Gear Live, pesa 59 gramas e custa 199,99 dólares por meio do Google Play. O G Watch, da LG, é um pouco mais caro e custa 229 dólares nos Estados Unidos. Segundo a empresa, o G Watch deve chegar ao Brasil em julho.
Proprietários de celulares com Android já estão acostumados a receber notificações enviadas por apps na tela dos aparelhos. Agora, essas mensagens serão exibidas diretamente no pulso, a partir da sincronização entre smartphone e o relógio inteligente. O mesmo vale para chamadas telefônicas: a partir da notificação no relógio, será possível atender ou enviar uma mensagem padrão por meio do smartphone.
Até o momento, poucos aplicativos são compatíveis com Android Wear – cenário que o Google pretende mudar rapidamente nos próximos meses. O Pinterest é um dos primeiros a abraçar a ideia: ele enviará notificações para o relógio quando o usuário se aproximar de um local popular entre os amigos na rede social. Os relógios também permitirão fazer pagamentos por meio do PayPal, acompanhar receitas do Allthecooks e até pedir uma pizza por meio do Eat24, popular app de delivery nos Estados Unidos.
Assim como nos smartphones com Android, o sistema para relógios traz o assistente pessoal Google Now. Isso permite que o relógio mostre ao usuário dados importantes de acordo com o momento do dia: na hora de ir para o trabalho, ele avisa o momento certo de sair de casa para não chegar atrasado; quando a pessoa está à caminho de casa, o Now pode lembrá-la de comprar leite. O mesmo acontece com a agenda, que apresenta os próximos compromissos ao longo do dia.
O Android Wear também permitirá que o usuário controle, a partir do relógio inteligente, algumas funções do smartphone, como player de música e alarme. Para tocar uma música, o usuário deve pressionar o ícone do Google e dizer o nome do artista. O player do celular será acionado automaticamente. Na tela do relógio, uma versão simplificada do app de música permitirá avançar ou voltar faixas ou pausar uma música. Aplicativos de música de terceiros, como o Soundwave, também serão compatíveis com os produtos.
Anunciado como um dos novos apps do Google durante a conferência para desenvolvedores, o Google Fit terá um integração importante com os relógios inteligentes com Android Wear. Por meio dos dispositivos, as pessoas poderão controlar quantos passos deram ao longo do dia e quantas calorias gastaram. No futuro, o Fit vai permitir também o monitoramento em atividades físicas, como corrida, e registros de frequência cardíaca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s