9695 – Exposição ‘túnel da ciência’ chega a São Paulo


mostra de ciências

Dos grandes desafios da exploração espacial aos mistérios do funcionamento do corpo humano. O público paulistano poderá passear pelas grandes descobertas –e promessas– da ciência básica.
Após passar por 20 países, a mostra Túnel da Ciência Max Planck fica em cartaz em São Paulo até o dia 21 de fevereiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, na Consolação (zona oeste), com entrada gratuita.
Interativa, a mostra usa vídeos, réplicas e recursos de realidade aumentada para fazer o visitante mergulhar nos temas expostos. “Cada vez mais tem havido uma integração entre as várias áreas da ciência. E essa exposição evidencia bem isso”, disse Peter Stein, coordenador do túnel da Sociedade Max Planck, instituição alemã que já recebeu 17 prêmios Nobel e tem mais de 5.300 pesquisadores.
Um dos destaques da exposição é o chamado espelho mágico. Uma combinação de câmeras e softwares de simulação permite ao visitante enxergar o “interior” de seu corpo de uma forma bem realista, identificando a posição e o funcionamento de vários órgãos humanos.
Uma miniatura do jipe robô Curiosity, da Nasa, que usa recursos interativos para explicar o funcionamento da sonda em Marte, também faz sucesso entre a garotada.
Segundo o coordenador da mostra, que faz parte das festividades da Temporada da Alemanha no Brasil, além de divulgar a ciência de uma maneira divertida o projeto quer despertar o desejo dos jovens brasileiros de fazer ciência.