9452 – Sonda chinesa que leva jipe-robô à Lua pousa com sucesso


lua jipe

Com o sucesso da missão, anunciado pela agência de notícias estatal Xinhua, a China se torna o terceiro país a realizar um pouso suave na Lua.
A CCTV, rede nacional de televisão chinesa, transmitiu o pouso ao vivo, usando imagens de animação que ilustravam os status da missão comunicado pela sonda via rádio. Quando a Chang’e-3 alunissou, transmitiu logo em seguida uma fotografia dos pés da sonda apoiados no solo lunar.
Alguns minutos após o pouso, a sonda já desdobrou seus painéis de energia solar, afirmou a CCTV. A Chang’e-3 leva consigo o jipe robótico Yutu, que vai pesquisar o solo do satélite natural da Terra. O pouso foi feito na região de Sinus Iridum, uma planície basáltica a noroeste do Mare Imbrium, região próxima ao pouso da missão tripulada americana Apolo-15.
A missão chinesa foi o primeiro pouso lunar suave desde 1976, quando a sonda soviética Luna-24 fez recolhimento automático de amostras. Depois disso, o único “pouso” de sucesso foi na verdade de uma sonda colocada propositalmente em rota de colisão com a Lua, a LCross, em 2009.
A nova missão, batizada em homenagem à deusa lunar das antigas lendas chinesas, é a terceira de sua série. As sondas Chang’e-1 (2007) e 2 (2010) apenas orbitaram a Lua, mas fizeram extenso mapeamento do satélite natural, em preparação para uma tentativa de pouso.
O jipe Yutu foi batizado em homenagem ao mascote da deusa Chang’e, um coelho que supostamente vivia com ela na Lua. O robô, que lembra os americanos Spirit e Opportunity, enviados a Marte, tem uma missão de três meses. Mas nada impede que ela dure mais, caso o veículo permaneça em boa forma.
Segundo a Xinhua, o jipe Yutu deve se desprender da sonda dentro de algumas horas. A agência espacial chinesa afirma que neste domingo o jipe e a sonda vão se fotografar um ao outro.
O jipe será comandado por controle remoto a partir da terra, com transmissão via rádio usando subestações da Agência Espacial Europeia. O Yutu deve passar três meses explorando a Lua, fazendo análise de solos e buscando recursos naturais.

lua jipe grafico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s