9358 – A Mãe das Conspirações – Deuses Astronautas?


Capa do livro
Capa do livro

A Teoria dos Astronautas Antigos é usada para explicar que a Terra teria sido visitada por seres extraterrestres há muitos milênios.
A existência de seres alienígenas ou extraterrestres se tornou especialmente presente na cultura popular a partir da segunda metade do século XX. Foram muitas as teorias, muitos os relatos e muitas associações humanas que surgiram para dar mais amplitude ao tema na sociedade. Claro, não se pode deixar de citar também as muitas teorias da conspiração que permearam e ainda permeiam o assunto. De todo modo, a Astronomia evoluiu muito também nas últimas décadas e a ciência nos revelou muitas verdades sobre o universo. Todavia, algumas teorias não foram comprovadas, mas possuem muitos defensores importantes e famosos.
Na década de 1960, o escritor suíço Erich von Däniken ajudou a popularizar a Teoria dos Astronautas Antigos através de seu muito bem sucedido livro “Eram os Deuses Astronautas?”. A obra foi publicada em 1968 e se tornou um best seller com suas teorias sobre o paleocontato, ou seja, o contato de civilizações extraterrestres com nosso planeta muito tempo atrás. O argumento de Däniken se baseava em artefatos e construções monumentais de origem e propósitos desconhecidos encontrados na Terra, em iconografias antigas que permitem interpretações sobre criaturas não-humanas e suas tecnologias, e em possíveis contatos com seres extraterrestres na origem de muitas religiões. Apesar do sucesso comercial do livro, não foram encontradas provas para comprovar suas alegações no livro e o suíço foi julgado como pseudocientista por muitos.
A Teoria dos Astronautas Antigos alega que os humanos são fruto de seres que visitaram nosso planeta muito tempo atrás, transferindo conhecimento, cultura e religião. Depois de Erich von Däniken, Zecharia Sitchin também ajudou a difundir o tema através de sua interpretação que deu a textos antigos do Oriente Médio, embora não com o mesmo sucesso. Atualmente, Grahan Hancock é quem dá continuidade ao tema seguindo a linha de argumentação de Erich von Däniken, embora a considere incompleta.
Em geral, as supostas provas da Teoria dos Astronautas Antigos são as máquinas voadoras que aparecem em textos antigos, “aeromodelos” antigos descobertos no Egito e na América do Sul e monumentos como Stonehenge, as pirâmides do Egito, Macchu Picchu no Peru, Baalbek no Líbano, que não se sabe explicar como poderiam ter sido construídos pelos homens.

Um comentário sobre “9358 – A Mãe das Conspirações – Deuses Astronautas?

  1. O Livro de Enoch não era um liro escrito por ele. Tb não foi um livro apenas. Esse livro estava na Bíblia e foi retirado dela pelos membros superiores da Igreja Católica em um concílio em 400 dc.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s