9239 – Mega Monumentos – Cristo Redentor, a estátua da fé


Cristo de Corcovado e Bahia de Guanabara RJ Brasil

A estátua veio da França para o Brasil em pedaços e só a cabeça era composta de 50 peças. Depois de encaixada a estrutura metálica, todas as partes foram revestidas de pastilhas de pedra e sabão, o mesmo material que o Aleijadinho usou para criar seus profetas.

Um gigante de pedra
Com 38 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares, a estátua pesa 1145 toneladas, somando-se a armação de concreto.
A cada 10 anos em média, o Cristo Redentor passa por uma manutenção. Para facilitar, a estátua tem uma escadaria interna e alçapões.
Foi inaugurada em 1931 e é um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, com cerca de 1 milhão de visitantes por ano, 70% estrangeiros.
Quando o Rio de Janeiro completou 440 anos, ele foi tombado.
Nas vésperas da comemoração do aniversário de 100 anos da independência (1922), milhares de pessoas assinaram um abaixo-assinado, pedindo a construção da estátua.
Situa-se no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h15min do dia 12 de outubro de 1931 dia de Nossa Senhora Aparecida, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5% dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.

Corcovado antes da estátua
Corcovado antes da estátua