8326 – Vacina Contra Sífilis


Duas equipes de cientistas conseguiram traçar um mapa da composição genética da bactéria da sífilis, descoberta que poderá levar a uma vacina para combater e erradicar essa doença venérea, informou a revista Science.
Os cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, e do Instituto para a Pesquisa Genética de Rockville, Maryland, disseram que analisaram os 1,1 milhão de pares de elementos do ácido desoxirribunocleico que formam o genoma da sífilis. Um genoma é o conjunto de cromossomos de uma célula.
Os especialistas disseram que o novo mapa de genes permitirá aos pesquisadores detectar a sífilis mais facilmente. “A conclusão desse projeto é um avanço extraordinário na campanha para a criação de uma vacina”, disse o dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, a agência federal que financiou a pesquisa genética.
A sífilis se espalhou pelo mundo depois que os europeus chegaram à América, em 1492. Isso deu lugar a conjeturas de que a bactéria teria origem no Novo Mundo, mas isso jamais foi provado. A doença é transmitida exclusivamente através de relações sexuais e causa ferimentos que expõem a vítima a outras doenças venéreas ou a vírus, como o HIV,transmissor da Aids. A bactéria da sífilis morre fora do corpo humano, o que tornou muito difícil seu estudo. A sífilis pode causar doenças cardíacas, demência e cegueira.