8234 – Medicina – Como Funciona o Endoscópio?


Antes do advento da endoscopia, o diagnóstico de desordens internas do corpo humano era difícil. Naquela época, o tratamento foi baseada principalmente sobre os sintomas, como não havia maneira de examinar os órgãos internos, exceto a cirurgia. Mas a cirurgia não poderia ser utilizado como uma ferramenta de diagnóstico como é desperdício de tempo e dinheiro, para além do trauma causado ao paciente. Endoscopia, desenvolvido pela primeira vez no início do século XIX, é um procedimento diagnóstico que é usado para descobrir distúrbios dos órgãos internos. O aparelho utilizado para este procedimento é chamado um endoscópio. Endoscopia é geralmente utilizado para a detecção de doenças do trato gastrointestinal, sistema reprodutor feminino, do trato respiratório, etc O procedimento pode ser denominado de maneira diferente, de acordo com a localização. Por exemplo, a endoscopia do intestino delgado é enteroscopia, enquanto que a do cólon é colonoscopia. No caso da orelha, é otoscopia e endoscopia do colo do útero é a colposcopia.
Desde a época de sua criação, esta ferramenta de diagnóstico passou por muitas mudanças. Com a invenção da fibra óptica na década de 1960, os dispositivos de endoscopia tornaram-se mais avançada e acessível. Agora, é um procedimento de diagnóstico sofisticado que é amplamente utilizado. Este processo de análise interna tem facilitado um melhor diagnóstico e tornou-se uma bênção para os médicos, bem como pacientes. Passar por este artigo para algumas informações sobre como funciona um endoscópio.

O que é um endoscópio?
Um endoscópio é um dispositivo que consiste de um tubo rígido ou flexível, um sistema de entrega de luz e um sistema de lentes. Em alguns casos, um canal adicional para facilitar a entrada de outros instrumentos cirúrgicos, é também considerada. Um endoscópio atua como um telescópio, que permite que um médico para examinar os órgãos internos e cavidades, mas a diferença é que, ao contrário de um telescópio, todos os endoscópios não são rígidas. A maioria dos endoscópios são tubos flexíveis, que compreendem vários grossos cabos ópticos. Cada um destes cabos ópticos são feitos de vidro ou milhares de filamentos de plástico e são atribuídos com diferentes tarefas.
Um dos cabos transportar a luz de uma fonte externa para iluminar a área a ser inspeccionado. Outro está ligado com o sistema de lentes, o que compromete o trabalho de transmissão de imagens que são exibidas em um monitor. Alguns endoscópios são presos com cabos adicionais para transportar instrumentos cirúrgicos, que são usados ​​por cirurgiões em coordenação com as imagens no monitor. Por exemplo, amostras de tecido são tomadas a partir da superfície dos órgãos internos, com a ajuda destas ferramentas. Enquanto endoscópios rígidos são utilizados para a invasão mínima, os flexíveis são usados ​​para passar através de curvas e curvas para chegar ao destino.
Hoje em dia, endoscópios especializados estão disponíveis para examinar vários órgãos internos. Broncoscópios são utilizados para vias respiratórias e pulmões, gastroscópios são destinadas para o estômago esófago e o intestino delgado, citoscopios são para bexiga, histeroscópios para útero, artroscópios para juntas e colonoscópios examinar o cólon. O mais recente concorrente nesta área é a cápsula endoscópica, que envolve uma cápsula (se assemelha a uma grande pílula) apenas. Esta cápsula, quando ingerido transmite as imagens das regiões interiores do sistema digestivo. Ele passa para fora do corpo, naturalmente, através das fezes.

Como funciona um endoscópio?

endoscopia-paramedico

Normalmente, os pacientes são administradas com sedação consciente, antes de ser submetido a uma endoscopia. Eles têm a evitar o consumo de alimento por um período de três a quatro horas antes do procedimento. Em alguns casos, os laxantes são dadas para limpar os intestinos. O médico pode receitar para evitar o uso de drogas que afinam o sangue, como, aspirina por alguns dias antes de uma endoscopia. Algumas pessoas são tratadas com antibióticos para evitar infecções. O procedimento de endoscopia é indolor, embora algumas pessoas podem sentir um desconforto e uma dor muito leve.

À medida que o paciente está pronto para o procedimento, o médico suavemente insere o endoscópio para dentro do corpo. O ponto de entrada do endoscópio depende da parte afectada do corpo, que é a ser examinado. O ponto de entrada poderia ser a garganta, ânus, uretra, etc Em alguns casos, o médico pode fazer uma incisão na pele para permitir que o endoscópio para entrar no corpo. Todo o procedimento é feito com muito cuidado, pois qualquer erro pode prejudicar as cavidades e órgãos internos. A parte afectada do corpo é controlada de acordo com o procedimento explicado acima. Em alguns casos, as amostras são recolhidas para análise adicional. Ferramentas pode ser utilizado para destruir crescimentos indesejados, como tumores.
Não há necessidade de uma internação hospitalar, a fim de submeter a uma endoscopia. Normalmente, o intervalo de tempo de uma endoscopia varia entre 20 a 60 minutos, mas você pode precisar de descansar por até uma hora após o procedimento. Assim, um endoscópio é uma ferramenta muito útil no mundo da medicina, ajudando os médicos a diagnosticar muitas doenças com precisão. Enquanto muitas pessoas estão apreensivos sobre a obtenção de uma endoscopia realizada, explicando como funciona um endoscópio deve limpar a maioria de suas dúvidas. Embora um pouco desconfortável, a endoscopia é indolor e deve ser feito se o médico considerar necessário, como parte de seu diagnóstico.