8206 – A Biosfera e o Ecossistema


eco02_ecossistema
São as regiões da Terra habitadas por seres vivos. Forma uma camada quase contínua ao redor da Terra, interrompendo-se apenas nos desertos extremamente áridos e nas regiões permanentes cobertas de gelo, que não apresentam condições para a sobrevivência de organismos. É relativamente fina:
Sua espessura máxima não chega a 20 km, enquanto o raio da Terra tem 6 mil.
Em nenhum ambiente há apenas plantas, sempre há outros organismos que dependem delas para sobreviver, tais organismos formam 2 grupos:
os produtores, que são capazes de usar o gás carbônico para produzir substâncias nutritivas; já os demais pertencem ao grupo dos consumidores. No 1° estão todos os vegetais terrestres e aquáticos, algas marinhas, de água doce e algumas bactérias.
No 2° estão os animais, fungos e muitas bactérias.
Além da energia química, outra atividade fundamental é a respiração. Nela é usada a glicose e o oxigênio, transformando tais em água e gás carbônico. O fato dos vegetais absorverem energia luminosa, não o dispensa de respirar; a luz é usada exclusivamente para a produção de glicose e oxigênio na fotossíntese.
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.

mapa-ecossistema-a

A base de um ecossistema são os produtores que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.
O fluxo de matéria e energia nos ecossistemas pode ser representado por meio de pirâmides, que poderão ser de energia, de biomassa (matéria) ou de números. Nas pirâmides ecológicas, a base é quase sempre mais larga que o topo. A quantidade de matéria (biomassa) e de energia transferível de um nível trófico para outro sofre um decréscimo de um décimo a cada passagem, ou seja, cada organismo transfere apenas nove décimos da matéria e da energia que absorveu.

Leia também esses capítulos:

http://megaarquivo.com/2010/10/19/projeto-biosfera-ii-%E2%80%93-como-era-o-projeto-que-fracassou/

http://megaarquivo.com/2011/03/07/2572-o-projeto-biosfera-2/