6957 – Mega Seriados – Um Homem que Veio do Céu


Foi uma série de televisão americana. No Brasil foi transmitida pela emissora SBT em Portugal pela RTP durante a década de 1980. Foi estrelada pelos falecidos atores Michael Landon (o anjo Jonathan Smith) e Victor French (seu companheiro Mark Gordon).
Foi ao ar na NBC de 1984 a 1989, por 5 temporadas, com um total de 111 episódios. No Brasil passou no SBT, como dissemos. A série foi protagonizada por Michael Landon no papel de Jonathan Smith, um anjo enviado à Terra na companhia humana de Mark Gordon (Victor French).Esta série foi a terceira aparição de Michael Landon após os sucessos televisivos Bonanza (1959/1973) e Os Pioneiros (1974/1983). Ela mostra os problemas diários enfrentados pelos seres humanos ao longo da sua vida (solidão, doença, tristeza, discriminação, morte…) e como muitas vezes a solução está em suas próprias mãos. Jonathan Smith (Michael Landon) é um anjo na Terra, que normalmente está na Califórnia ajudando as pessoas, é capaz de falar com Deus e é dotado de certos poderes sobrenaturais, como fazer as coisas aparecerem ou desaparecem ou moverem-se sem serem tocadas. Apesar de sua resistência à dor física, muitas vezes a série mostra a sua capacidade de sentir e compartilhar o sofrimento das pessoas. Antes de se tornar um anjo, entende-se que, por suas boas ações, era um ser humano normal. Descobrimos que em vida seu nome era Arthur Thompson, que era casado e tinha uma filha, que ele nasceu em 7 de setembro de 1917 (Temporada 2, episódio 16) e morreu de câncer de pulmão em 21 de março 1948 por causa de rapé (Temporada 1, episódio 12). Apesar de ter morrido em 1948, o retorno à Terra não parece ser sido imediato, como a série se passa nos mesmos anos de emissão, por volta de 1985, em que tanto a viúva (Jane) e sua filha (Mandy) ainda estão vivas. Sabemos também que ele não retornou com o mesmo aspecto que tinha em vida.Curiosidades – Helen Hunt ainda não tinha chegado aos 22 anos quando apareceu nos episódios 24 e 25 da primeira temporada. Lorne Greene, que também protagonizou Bonanza, também foi muito elogiado por sua aparição no episódio 8 da segunda temporada.Leslie Nielsen foi um dos protagonistas do episódio 25 da terceira temporada.O tema de abertura da série foi composto por David Rose, que já havia composto as músicas de “Bonanza” e “Os Pioneiros”. O último episódio da série foi transmitido em 4 de agosto de 1989. Victor French havia morrido 20 dias antes de câncer de pulmão. Assim como a história de seu personagem, que havia morrido de câncer, Michael Landon foi diagnosticado com um câncer de pâncreas e morreu em 1º de julho de 1991 com a idade de 54 anos na cidade de Malibú, California.

Um Pouco +

Michael Landon (Forest Hills, Nova Iorque, 31 de Outubro de 1936 – Malibu, Califórnia, 1 de Julho de 1991) foi um ator, escritor, produtor e realizador norte americano, especialmente de séries de televisão.
Eugene Maurice Orowitz de seu verdadeiro nome, Michael Landon é particularmente conhecido por ter participado em três populares séries da estação americana NBC, emitidas ao longo de três décadas. Os papéis que o tornaram mundialmente famoso incluem “Little Joe Cartwright”, da série “Bonanza” entre 1959 e 1973, “Charles Ingalls” em “Little House on the Prairie”, que em Portugal recebeu o título “Uma Casa na Pradaria” e no Brasil “Os Pioneiros” entre 1974 e 1983 e, finalmente, “Jonathan Smith” em “O Homem que veio do Céu” (no Brasil) e “Um Anjo na Terra” (em Portugal), entre 1984 e 1989. Faleceu três meses antes de completar os 55 anos de idade, devido a um câncer inoperável no pâncreas.
Bonanza estreou em 12 de setembro de 1959 e foi um sucesso por 10 dos 14 anos, período em que permaneceu no ar.
Embora envolvido em Bonanza, ele foi capaz de cultivar seu talento de escrever e dirigir.
Escreveu e dirigiu vários episódios.
Seu projeto seguinte foi Little House on the Prairie.
A série, que estreou em 1974 e terminou em 1983, foi muito bem sucedida.
O ótimo relacionamento com os seus colegas de trabalho sobre esses projetos foi uma parte essencial de sua vida e muitos continuaram amigos até a sua morte.
Em 1984 ele começou uma outra série de sua produção para a televisão, chamado “Highway to Heaven”, que foi produzida até o ano de 1989.
Após esse período, Michael Landon estava trabalhando na produção de uma nova série, quando ficou doente e não foi capaz de vê-la terminada.Após alguns exames, ele foi diagnosticado com câncer pancreático.
Michael Landon se casou por três vezes, e foi pai de cinco filhos e de quatro filhas.
Sua primeira esposa foi Dodie Frasier.
Eles foram casados no período de 1956 à 1962.
Em 1963 ele se casou com modelo Marjorie Lynn Noé, sendo que se divorciaram em 1982.
Então casou-se com a maquiadora Cindy Clerico em 14 de fevereiro de 1983.
Sua estrela na Calçada da Fama fica localizada em “1500 – N. Vine Street – Hollywood – Califórnia – (USA)”.

Doença
Na sexta-feira, 05/04/1991, Landon foi hospitalizado no Cedars Sinai Medical Center para averiguação de uma possível úlcera estomacal, mas infelizmente ele recebeu a notícia de que os médicos descobriram tumores no fígado e em seu pâncreas.
Pelos comentários de amigos e pessoas próximas, Mihael Landon era conhecido por abusar de álcool e cigarros, motivo talvez que tenha provocado a doença.
Segundo os médicos, Michael tinha apenas uma pequena chance de sobrevivência, mas seu agente Harry Flynn disse em um comunicado que “Michael disse que iria vencê-lo.”
Landon então voltou para sua casa em Bonsall, Malibu (Califórnia – EUA), e ficou sob tratamento intensivo nos meses seguintes, incluindo a quimioterapia e também medicina holística, e até mesmo enemas de café.
No dia 08/05/1991, ele fez sua última aparição pública no Tonight Show, com seu velho amigo, Johnny Carson.
Fãs fizeram vigilia em frente a sua casa, torcendo por sua melhora.
Em 01/07/1991, Landon percebeu que o fim estava muito próximo, e pediu à sua esposa Cindy para trazer todos os 9 filhos (alguns foram adotados) para o quarto, e disse o quanto amava todos os seus filhos, e em seguida pediu para que eles se reitrassem para ficar a sós com sua esposa Cindy.
Ela era a única com ele quando ele fechou os olhos e morreu poucos minutos depois.
Michael Landon faleceu em 01/07/1991, com 54 anos de idade em sua casa, em Malibu (Califórnia – EUA), devido à problemas provocados por Câncer de Pâncreas.

Sepultamento:
Hillside Memorial Park
Culver City
Los Angeles County
California, USA
Local: Mausoléo