6527 – Mega Techs – Turbina produz água no deserto


Um novo conceito que está sendo testado no deserto de Abu Dhabi usa uma turbina eólica para condensar a água presente no ar e bombeá-la para tanques, onde é filtrada e purificada.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Eole Water depois que seu fundador, Marc Parent, inspirou-se na água recolhida por seu ar-condicionado enquanto morava no Caribe. Ele começou a pensar em formas de condensar a água do ar em regiões sem acesso à rede elétrica, criando o conceito da turbina eólica de condensação.
Uma turbina eólica de 30-kW abriga e alimenta todo o sistema. O ar é captado por hélices no nariz cônico da turbina e aquecido por um gerador até se transformar em vapor. O vapor passa por um compressor refrigerante para gerar umidade, que é então condensada e armazenada. A água produzida é bombeada através de tubulações para tanques de aço inoxidável, onde é filtrada e esterilizada.
Um protótipo desta tecnologia está funcionado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e foi capaz de produzir entre 500 e 800 litros de água limpa por dia a partir do ar seco do deserto. A Eole Water afirma que o volume pode chegar a 1.000 litros por dia com um sistema de torres, que exigiria ventos de no mínimo 24 quilômetros hora.
Esta tecnologia baseia-se em um processo simples, que já foi testado em uma grande variedade de projetos, mas é a primeira alimentada por uma turbina eólica. Esta característica permite a produção de grandes quantidades de água limpa em regiões sem sistema de abastecimento ou rede elétrica, uma opção extremamente promissora para comunidades remotas ou regiões atingidas por desastres naturais.
A Eole já se associou a 12 parceiros industriais para fabricar as turbinas.