6236 – Instituições Científicas – O COPPE


É um órgão suplementar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que coordena a maioria dos programas de pós-graduação em engenharia desta universidade. O instituto é considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, estando sua sede localizada no prédio do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

São 240 professores doutores, 120 engenheiros, 350 técnicos e 130 funcionários de administração e manutenção. Em conjunto ocupam uma área de 10 mil m² na Ilha do Fundão, no RJ e operam 64 laboratórios científicosdesde 1963.
Nessas 4 décadas deu origem a milhares de teses. Com as platafromas de prospecção de petróleo em alto mar, graças as quais perfura-se o mesmo na costa brasileira em profundodades inigualáveis. Um mapeamento de doenças está sendo realizado, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de males tropicais como a malária, esquitossomose e doença de chagas. A lista de endemias arquiva em computador , poderá ser usada como base em um programa capaz de imitar o raciocínio médico e fazer diagnósticos automaticamente. Só a doença de Chagas tem 9 formas clínicas diferentes. Há grande expectativa com relação a filtração artificial do sangue, a hemodiálise. A tecnologia para fabricar membranas foi aperfeiçoada há 2 décadas e se tornou mais rápida e barata a produção de substâncias de origem biológicas como os antibióticos. Seu desempenho deve melhorar ainda mais com o advento das películas tipo fibra oca.

A instituição, que possui 12 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), já formou mais de 11,5 mil mestres e doutores e conta hoje com 325 professores doutores em regime de dedicação exclusiva, 2 800 alunos e 350 funcionários, entre pesquisadores e pessoal técnico e administrativo. Para atender às demandas de sua crescente produção científica e o desenvolvimento de projetos de pesquisa contratados, conta com 116 modernos laboratórios, que formam o maior complexo laboratorial do país na área de engenharia.