5786 – O que são icebergs?


Iceberg,apenas uma fração está na superfície

Trata-se de uma massa de gelo flutuante, geralmente uma porção desprendida de uma geleira polar. Tratando-se de massa de gelo formada sobre a Terra, são constituídos por água doce e não por água do mar congelada. Podem flutuar por centenas de km sobre as correntes oceânicas e durante cerca de 2 anos antes de se desfazerem. Apenas a 9ª parte da massa aparece por sobre a superfície da água e a baixa temperatura do mar circundante favorece a formação de nevoeiro, o que os torna perigoso para a navegação.

um pouco +

São constituídos primordialmente de água doce, conquanto não puramente, dado que podem trazer em seu interior outros corpos (animais, fósseis ou não). Não se devem confundir com banquisas (plataformas de água do mar congelada no inverno), que raramente resistem ao verão.

De cada iceberg, apenas cerca de 10% da sua massa (ou volume, dado que a massa específica da água, mesmo no estado sólido, é significantemente próxima de 1 g.cm−3) emerge à superfície. A rigor, a massa específica do gelo em condições polares vale 0,917 g.cm−3, e permanece essencialmente constante durante toda a “vida” útil do bloco como tal, embora lenta, mas progressivamente crescente com o decurso do tempo e o contato com o meio por onde flutua. Os demais cerca de 90% permanecem submersos, donde o enorme perigo que conferem especialmente à navegação. Em se tratando de dimensões lineares, notadamente a altura, tem-se que, em média, cerca de 1/7 do iceberg aflora, emerso, à superfície, enquanto os demais 6/7 constituem a porção oculta, o lastro submerso da massa polar flutuante.

A flutuação do iceberg decorre do fato físico de apresentar o gelo polar (de água doce) massa específica (ou densidade absoluta) de cerca de 0,917 g.cm−3, enquanto a água do mar, por ser solução salina, apresenta massa específica necessariamente maior do que 1 g.cm−3 (em média, 1,025 g.cm−3). Assim, pelo Princípio de Arquimedes, o iceberg necessariamente flutua na água do mar. As dimensões lineares (alturas) e as massas e os volumes emerso e imerso (submerso) calculam-se pelas leis hidrostáticas.

Um comentário sobre “5786 – O que são icebergs?

Deixe um comentário