5051 – Gênios Injustiçados


Se você procurar na Enciclopédia Britânica o verbete de Alberto Santos-Dumont (1873-1932), ficará desapontado. As míseras 28 linhas dedicada ao herói da ciência não mencionam que ele foi um dos inventores do avião nem que se tornou o primeiro a controlar o vôo de um balão, em 1899. Mas, agora, por iniciativa do próprio presidente da Enciclopédia Britânica, o americano Paul Hoffman, ex-editor da revista americana Discover, a injustiça poderá ser corrigida. Encantado com o inventor brasileiro, ele está escrevendo sua biografia.
Para o escritor, o brasileiro teria sido o primeiro a fazer um vôo público em um avião, em 1906. “Os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright anteciparam o aparelho em 1903, mas mantiveram segredo para patentar o invento”, diz. “Dumont foi o primeiro a voar num balão dirigível”, ressalta. “Foi inventivo e corajoso o suficiente para combinar um motor a gasolina com um balão de hidrogênio, que queima facilmente.”
A despeito da disputa com os irmãos Wright, o brasileiro é um gênio bem conhecido. Mas o que dizer do padre Landell de Moura? Há evidências de que ele fez uma transmissão de rádio dois anos antes do italiano Guglielmo Marconi. Apesar disso, é quase incógnito. Outro mestre despercebido é o médico Manuel de Abreu, criador da radiografia de pulmão em 1936.