4858 – Mega Arquivo – Século 20


Exclusivo para o ☻ Mega

1900 – Uma experiência feita pelo físico alemão Max Planck inaugurou a Teoria Quântica. Ele provou que a energia não é absorvida ou gerada de modo contínuo, mas por meio de “pacotes” chamados de quanta, o plural de quantum e que significa quantidade em latim.
Ainda em 1900 – O físico francês Antoine-Henri Bequerel descobriu que a energia emitida por certos materiais, a radioatividade, é constituída por elétrons.
1905 – A Teoria da Relatividade – de Albert Einstein mostrou que o espaço e o tempo se modificam de acordo com a velocidade em que se move o observador.
1908 – O matemático francês Henri Poincaré publicou “A Ciência e o Metodo”, um livroque expõe conceitos fundamentais da metodologia científica.
A partir de uma tese formulada por Einstein,o físico francês Jean Baptiste Perrin aprovou a existência do átomo.
1911 – O físico neozelandês Ernest Rutherford descobriu que os átomos são compostos de um núcleo, com carga positiva, rodeados por elétrons que tem carga negativa, como os planetas em torno do Sol. Foi a origem do modelo dec estrutura atômica usado até hoje.
1913 – Usando a Teoria Quântica, o físico dinamarquês Niels Bohr corrigiu o modelo atômico de Rutherford.
1917 – A Teoria do Universo em expansão começou a ser formulada pelo astrônomo holandês Wiliem de Sitter, Einstein entre outros defendia a idéia de ummUniverso estático.
1919 – Um eclipse solar observado observado por astrônomos ingleses em Sobral, no Ceará forneceu dados que ajudam a provar a Relatividade Geral de Eistein, ficando confirmado no eclipse que a luz procedente de uma estrela distante faz uma curva em sua trajetória ao passar perto do Sol.
1920 – O físico americano Alberto Michelson media pela 1ª vez o diâmetro de uma estrela além do Sol. Trata-se da gigante vermelha Betelgeuse, 300 vezes maior que o Sol.