4751 – Perdas Científicas da Inglaterra no Século 18


Exclusivo para o ☻ Mega

Das várias contribuições de Newton para a Inglaterra, particularmente na célebre Universidade de Cambridge, destaca-se seu maléfico isolamento científico do resto das universidades européias. No final do século 18, encontrava-se totalmente voltada para a Matemática, desenvolvida no período newtoniano. Todas as idéias novas que foram criadas fora da Inglaterra, eram censuradas de modo indiscriminado.
É certo que 100 anos antes, tal casa de cultura teria ditado uma nova forma revolucionária de se fazer Matemática. No entanto, o nacionalismo exacerbado, guerras, controvérsias gerada pela inútil discussão a respeito da paternidade do cálculo (Newton ou Leibniz) produziram tal isolamento científico.
Isto custaria caro ao povo inglês.
Em 1815, com a criação da “Sociedade Analítica”, os ingleses emergiram deste provincialismo medíocre. Tal sociedade, que tinha como objetivo reestruturar a Matemática inglesa, era dirigida por 3 professores importantes de Cambridge: o algebrista George Peacok, o astrônomo John Herschel e o pai da computação Charles Babbage.
Em poucos anos, as medidas tomadas pela sociedade analítica tiveram efeitos. Criaram-se então, condições para o surgimento de uma nova Matemática, que seria construída pelo lendário Arthur Cayley.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s