4744 – Esporte Radical – Asa Delta


É um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da aeronave no ar. A origem deste nome, Asa-Delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, com o fortado da asa desta aeronave.
O alemão Otto Lilienthal é considerado o pioneiro, pois desde 1871 se dedicava a construção de planadores que ele mesmo testava em um monte construído por ele e sua equipe nas proximidades de Berlim.
Francis Rogallo participou de um programa pioneiro da NASA que pretendia criar um pára-quedas direcionável. Dos estudos que realizou, Rogallo criou uma aeronave que possuía uma estrutura metálica apoiada em um triciclo.
Os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett foram os precursores da asa-delta na Austrália em 1969.
No Brasil, Luis Claudio Mattos é considerado o precursor.
Francis Rogallo participou de um programa pioneiro da NASA que pretendia criar um pára-quedas direcionável. Dos estudos que realizou, Rogallo criou uma aeronave que possuía uma estrutura metálica apoiada em um triciclo.
Os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett foram os precursores da asa-delta na Austrália em 1969.
No Brasil, Luis Claudio Mattos é considerado o precursor.
Existem duas categorias de asa deltas controladas manualmente.
Asa flexível com controle através do deslocamento de peso do piloto. Subdivididas em: asas com King Post, asas sem King Post (com mais performance).
Asa rígida com controle através de alterações aerodinâmicas feitas por spoilers acionados pelo piloto.
A asa delta – equipamento que dá o nome à própria modalidade – é constituída por uma estrutura rígida, com tubos de alumínio e cabos de aço, e por uma asa de tela. Devido ao seu volume e peso, cerca de 35 quilos, é de difícil transporte e demora algum tempo a montar e desmontar. Apesar destas dificuldades, tem a vantagem de não precisar de uma pista para descolar, bastando encontrar uma montanha com alguma altitude e ter o vento de feição para fazer um voo perfeito. A descolagem é, aliás, fundamental para que tudo corra da melhor maneira. Este tipo de voo livre pode atingir os 80 a 100 Km/hora. Apesar de o delta ser considerado um aparelho seguro, ao mínimo erro pode acontecer um acidente com consequências muito negativas. Para voar em segurança é necessário utilizar capacete, arnês (cinta que o piloto usa para se suspender da asa), roupa apropriada para a altura a que se vai estar e um paraquedas de emergência. Para se praticar esta modalidade é necessário primeiro tirar um curso de asa delta que dura várias semanas.
Neste tipo de voo livre, o corpo funciona como elemento estratégico, uma vez que são os seus movimentos que conseguem mudar a direção da asa, atacando as correntes ascendentes e evitando os poços de ar. O praticante, pela posição alongada em que fica (deitado de barriga para baixo, o que oferece muitas vantagens de conforto), tem uma visão ampla da paisagem e da área que sobrevoa.
O voo em asa delta é considerado o mais perfeito, pelo facto de se voar ao sabor do vento.

Um comentário sobre “4744 – Esporte Radical – Asa Delta

  1. I want to convey my appreciation for your kind-heartedness for people who must have help on that issue. Your special dedication to passing the solution across had become especially helpful and have all the time allowed guys much like me to get to their goals. Your entire useful advice signifies much a person like me and even more to my fellow workers. Regards; from everyone of us.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s