3685 – Vale a pena mandar gente para o espaço?


“Não. Nenhum cientista coloca o dedo num líquido para saber se está quente. Usamos um termômetro. Então você não precisa ir a Marte para saber o que tem lá. Robôs fazem esse trabalho de forma esplêndida. E a 10% do preço de mandar uma pessoa.”
Bob Park,
Físico da Universidade de Maryland, EUA.
“Sim. Se você manda pessoas para outro planeta, tem uma missão maior, o que significa cobrir uma área maior e tomar decisões mais rápidas. Missões com robôs são baratas porque são pequenas. E isso traz limitações.”
Ian Crawford,
Cientista planetário da Universidade de Londres, Inglaterra, e membro da Sociedade Planetária, criada por Carl Sagan.
“Em termos. Neil Armstrong não foi à Lua pela ciência, e sim pelo modo de vida americano. A viagem espacial tripulada é uma forma de mostrar grandeza nacional, uma ferramenta de política externa.”
John Pike,
Foi diretor de Política Espacial da Federação dos Cientistas Americanos e é membro do Conselho de Relações Exteriores dos EUA.
“A coisa é que temos um profundo instinto de exploração. Há em nós uma grande necessidade de descobrir o que existe lá fora.”
Paul McCartney,
Depois de ter cantado Good Day Sunshine, dos Beatles, numa transmissão ao vivo para os tripulantes da Estação Espacial Internacional, em 2005.