3484 – Turismo Espacial – Compre o bilhete e vá pro espaço


Pelo menos é isso o que esperam os empresários americanos da Scaled Composites, uma firma especializada em aviação espacial. No dia 21 de junho, eles lançaram, com sucesso, a SpaceShipOne, a primeira missão espacial de financiamento privado da história.
O piloto veterano Mike Melvill, de 63 anos, tornou-se astronauta em menos de duas horas, tempo médio do vôo, e quebrou o recorde de velocidade para uma aeronave não-governamental.
Mas por pouco tudo não acaba em tragédia. O sistema de controle apresentou problemas e a subida acabou ficando 10 quilômetros abaixo da altitude planejada. O piloto também diz ter ficado muito assustado com um “barulhão” que ouviu na fase da descida. Assim mesmo, a rápida viagem teve um momento de descontração: Mike abriu um pacote de confeitos de chocolate só para vê-los flutuarem no ambiente sem gravidade.
Com este vôo, a Scaled toma a dianteira na luta pelo Prêmio X – instituído por uma ONG americana para a primeira organização privada a levar três tripulantes (ou o peso equivalente) ao espaço e repetir o feito em até duas semanas. O prêmio é de 10 milhões de dólares – metade do que a Scaled gastou com sua nave espacial.
O dinheiro saiu do bolso de Paul Allen, figurão número 2 da Microsoft. Apesar da cifra milionária, levar um homem ao espaço por 20 milhões de dólares pode ser considerado uma pechincha. A primeira vez que isso foi feito, com o Northrop X15, em 1961, foram gastos cerca de 900 milhões de dólares.
Raio X do foguete
Como funciona a nave privada
Motor a riso
O combustível usado no motor mistura polibutadieno hidroxi-terminado ou, em bom português, borracha sintética e óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante. As substâncias não exigem medidas especiais para armazenamento
Janelinhas
Não é questão de estilo, mas de economia. Fazer um janelão que resista à baixa pressão do espaço sideral é muito caro, então os engenheiros da Scaled optaram por criar várias janelinhas com vidros duplos, algo mais seguro e barato. Não ficou ruim: o piloto Melvill disse ter amado a vista
Trio parada dura
Na cabine, isolada termicamente do motor, senta-se o “astronauta”. Há lugar para mais dois corajosos, como requer o regulamento do Prêmio X. Os controles são acionados pelo próprio piloto, exceto a velocidades supersônicas, quando são acionados eletricamente