3471 – ☻Mega Almanaque


A 1ª usina de eletricidade no Brasil foi construída na cidade de Campos no Rio de Janeiro, e inaugurada em 24 de julho de 1883, era termoeléctrica e com potência de 52 KW. Foi inaugurada pelo imperador e pelo presidente da província Gavião Peixoto.
A biblioteca real do RJ, que após o advento de república passou a se chamar biblioteca nacional, situada na rua do passeio, onde se localiza o instituto nacional de música, foi a partir do dia 1º de julho de 1883, iluminada a eletricidade.
Eletrônica- Os potenciômetros podem ser de curva linear ou logarítmica, em aparelhos eletrônicos, e para tais costumam indicar potência de dissipação , porquê os mesmos são usados como divisores de tensão.
O que é eletricidade?
Propriedade que certas substâncias como a resina e o vidro possuem quando friccionadas, de atraírem partículas diversas. A eletricidade se caracteriza pelo fato de produzir campo de força dotado de energia potencial que quão em movimento, produz um campo de força magnética ao qual está associada á energia cinética. As partículas elementares são opostas eletricamente. A unidade que mede a carga é o Coulomb. A eletricidade estática está em forma de uma carga em equilíbrio, ou independente dos efeitos do seu movimento.
Armas Químicas
O gás mostarda foi aperfeiçoado na Alemanha em 1917, ele causa cegueira temporária.
Levisita surgiu nos EUA em 1918. Causa queimaduras, bolhas, irritação das vias respiratórias e pode levar á morte.
Os agentes do sangue foram criados na França em 1915 e impedem a absorção do oxigênio pelas células do corpo. Matam por asfixia
Ácido prússico- cianeto de hidrogênio e agentes sufocantes; criados na Alemanha em 1915, causam irritação nas vias respiratórias, que o organismo combate segregando líquido nos pulmões. Resultado: morte por afogamento.
Agentes incapacitantes- gás lacrimogêneo – EUA 1918-
Causa irritação nos olhos , pele e vias respiratórias causando sensação de queimação. Só é fatal em concentrações muito altas.