3255 – Música – Malcom Mc Laren – Do Punk ao House


Malcom Mc Laren falecido em 2010

Dos Guetos de NYC para o ☻ Mega Arquivo

Ex líder do The sex pistols uma banda de punk rock radicalíssima ele bolou o scratchim em 1983, que foi adotado por praticamente todos os DJs. Alavancou em 1984 o movimento break e lançou sua house em 1989 de nome Vogue.
Malcolm McLaren (Londres, 22 de Janeiro de 1946 — Bellinzona, 8 de Abril de 2010) foi uma das personalidades mais importantes do rock, foi o empresário da banda Sex Pistols e de outras bandas, precursora do punk rock na Inglaterra. Em 1980 foi editado The Great Rock’n’roll Swindle que conta a história real dos Sex Pistols.
Nos anos 80, McLaren foi um dos primeiros artistas brancos a apostar no hip hop, com seu álbum-solo Duck Rock e o hit Buffalo Gals. Foi dos primeiros video-clipes pop a mostrar elementos do hip hop, como dança break e scratch.
Em 1989, atacou com a tendência do momento, o House; ele lançou o álbum Waltz Darling, inspirado pelo vogue, estilo de dança dos clubes gays de Nova York. Pouco depois, Madonna beberia na mesma fonte para o seu hit Vogue. Waltz Darling tinha participações ilustres como Bootsy Collins e Jeff Beck.
Colaboradores conhecidos também marcaram presença no disco Paris, de 1992. Com participações de Catherine Deneuve e Françoise Hardy, Malcolm desta vez foi de pop afrancesado.
O diretor Quentin Tarantino usou sua faixa About Her, na trilha de Kill Bill Vol. 2.
Morte
Malcolm McLaren morreu em um hospital, na cidade de Bellinzona, Suíça, na manhã de 8 de Abril de 2010. Malcolm lutava contra mesotelioma, um tipo de câncer, havia anos e não resistiu devido às suas condições físicas.
Grand Master Flash X Malcom Maclaren
Joseph Saddler (Bridgetown, 11 de janeiro de 1958), mais conhecido como Grandmaster Flash, é um músico de hip-hop e DJ. Alguns especialistas atribuem à Grandmaster Flash a invenção do ” scratch”, como Hermano Vianna cita na página 21 de seu livro ” O mundo funk carioca” : “Grandmaster Flash, talvez o mais talentoso dos discipulos do Dj Jamaicano¹, criou o “scratch”, ou seja, a utilização da agulha do toca-discos, arranhando o vinil em sentido anti-horário, como instrumento musical. Além disso, Flash entregava um microfone para que os dançarinos pudessem improvisar discursos acompanhando o ritmo da música, uma espécie de repente-eletrônico que ficou conhecido como Rap.
É possível que vários DJs tenham bolado paralelamente o scratchim, mas antes de Malcom Maclaren eu não vi ninguém fazer isso. Também discordo que Grand Master tenha sido o pioneiro do Rap. O primeiro conjunto que ouvi fazer isso foi Sugarhill Gang em 1979 com a clássica Rapers Deligh, um sumpler da Good Times do Chic.