3065 – Avanços Científicos do Século 20 – Capítulo 4


Inventado na década de 70, só chegou em meados da década de 90 no Brasil. Era para o discão substituir os vídeos k7, mas a onda não colou e tivemos que aguardar os DVDs.

Medicina
Cooper usava o marcapasso cerebral para tratar o mal de Parkinson, a epilepsia e as hemiplegias, em 1972. Já no ano de 1976, foi descoberta a causa da esclerose múltipla: um vírus ainda não descrito. Um chinês sintetizou o hormônio de crescimento humano.
Na Universidade de Virgínia isolou-se o GRF, substância capaz de induzir a produção natural do hormônio de crescimento. Baseadas em pesquisas de Robert Gallo, foi isolado o vírus que produz a leucemia do tipo células T.
Desenvolvimento Tecnológico – A Philips holandesa criava o vídeo disco a laser ainda em 1972, mas só viria a ser comercializado com sucesso a partir da década de 1980 e somente nos EUA. Os brasileiros tiveram que esperar um pouco mais e pagar mais caro, como sempre.
Últimas do século fechando o Megabloco
Foram descobertos danos na camada de ozônio causados pelo CFC. A Philips e a Sony desenvolveram o CD, abreviatura de Compact Disc, que com o tempo tornaria obsoleto os velhos discos de vinil. Foi lançado o Walkman, a coqueluche dos anos 80. A Mitsubish anunciou ter fabricado um osso artificial feito de cerâmica.
A Nasa lançou a nave recuperável Discovery, com a missão de reaver satélites artificiais. A Cjalleger, uma nave recuperável americana explodiu no 25° vôo do programa, matando os 7 tripulantes. Um cosmonauta russo foi enviado a Estação Mir e bateu o recorde de permanência no espaço = 326 dias. Observada a primeira explosão de uma supernova.
Nos anos 90, se popularizou o uso dos celulares, a Microsoft lançou o sistema operacional para PCs Windows e surgiu a Internet, que causaria uma revolução nas comunicações. Foi desenvolvida uma forma eficaz no tratamento da AIDs e surgiram o Prozac (antidepressivo), Viagra e Xenical.
Já no início do século 21, foi concluído o Projeto Genoma, que consumiu uma montanha de dinheiro, mas sem benefícios práticos até agora.

☻ Nota do Autor
Como dissemos no início do bloco, as invenções e descobertas não se limitam as que citamos, pois realizamos um breve resumo, uma vez que o número total de nomes e inventos é muito grande. Em capítulos seguintes, falaremos com detalhes de avanços atuais e em que linha de pesquisa trabalham os cientistas.