2966 – Cinema – Priscila, a rainha do deserto


O lendário ônibus do filme

As aventuras de Priscilla, rainha do deserto é um filme australiano de 1994, dos gêneros comédia dramática e musical, dirigido por Stephan Elliott.
A trilha sonora apresenta as canções I Love the Nightlife e I Will Survive, além de sucessos do grupo Abba.
Duas drag queens, Anthony/Mitzi e Adam/Felicia, e uma transsexual, Bernadette/Ralph, são contratados para fazer um show travesti em um resort em Alice Springs, uma cidade turística no remoto deserto australiano. Eles viajam a bordo de seu ônibus, Priscilla. No caminho, descobrem que a mulher que os contratou é a esposa de Anthony. O ônibus quebra, e é consertado por Bob, que passa a viajar com eles.
Oscar 1995 (EUA)
Venceu na categoria de melhor figurino.

BAFTA 1995 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de melhor figurino e melhor maquiagem.
Indicado nas categorias de melhor ator (Terence Stamp), melhor fotografia, melhor desenho de produção e melhor roteiro original.
Indicado ao Prêmio Anthony Asquith para filme musical.

Globo de Ouro (EUA)
Indicado nas categorias de melhor filme – comédia / musical e melhor ator em cinema – comédia / musical (Terence Stamp).

Foi o primeiro filme do Intercine, da Globo. Escolhido pela emissora.

Nota – Somente a partir desse filme, de 1994, começou a se relacionar o ritmo Disco a imagem de gays, principalmente a música de Glória Gaynor I Will Survive, que é tema de uma coreografia do filme. Mas a música até então nada tinha a ver com gays porque era de uma data muito anterior ao filme (1979). Mas, então gays do mundo todo acabaram adotando a música como hino.