2714-Biologia – Gafanhoto: Quanto mais come, mais comida aparece


Parece coisa de história infantil: cada vez que devora uma folha, o gafanhoto tenta encher de novo a despensa. A descoberta foi feita por pesquisadores da Georgia.
Eles extraíram uma substância produzida pelo intestinos do gafanhoto Romalea Guttaras, uma espécie natural dos Estados Unidos. Nada menos que 1 000 espécies contribuíram com um pouco da substância, que foi aplicada sobre sementes de sorgo (vegetal parecido com o milho). O preparado acelerou o crescimento dos brotos em 24 horas. Isso significa que, durante a digestão, o gafanhoto deve regurgitar e cobrir a parte da folha que não comeu com o fertilizante intestinal. Os biólogos já tinham visto algo parecido. A saliva de certos mamíferos, como ratos e bisões, provoca reações químicas que forçam as plantas a reconstruir partes danificadas. Mas esta é a primeira vez que se encontra uma substância fertilizante no sistema digestivo de um inseto.
O próximo passo da pesquisa é descobrir exatamente como a planta responde ao encentivo de crescimento dado pelo gafanhoto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s