2706-☻Mega Cronologia – Astronomia- Biologia- Física- Matemática- Medicina- Tecnologia Antiga


Daremos aqui apenas rápidas pinceladas pois a história científica é longa e envolve muitos nomes:

Astronomia- Os primeiros registros de observações astronômicas foram no Egito, Babilônia, China e Índia. Os egípcios passaram a utilizarum calendário de 365 dias. Os babilônios usavam geometria na Astronomia.
Biologia – Anaximandro afirmou que toda a vida na Terra se desenvolveu a partir de anfíbios. Aristóteles desenvolveu os primeiros estudos de zoologia. Catão, o romano, escreveu “De Agricultura”, contendo estudos sobre fauna e flora, o plantio e a colheita (200 aC.). Crato de Malo,o grego, desenhou o primeiro mapa mundi.
Física – Egípcios e mesopotâmicos afirmavam que a água, o ar e a terra eram os elementosprimários da natureza e os gergos acrescentaram o fogo. Leucipo de Mileto (século 5 aC.) e Demócrito elaboraram a Teoria da Estrutura Atômica da Matéria. Heráclito de Éfeso formulou o princípio que todas as coisas estão em contínua mutação. Arquimedes formulou o princípio da flutuação e das densidades relativas, demonstrando que a proporção entre o peso de um corpo e seu volume é específica do material que constitui. Euclides publicou estudos sobre a Óptica em 295 aC.
Matemática – Os sumérios usavam um sistema numérico baseado em múltiplos de 6 e 12. Em Creta, adotou-se o sistema decimal (2000 a 1500 aC.). Na China foi publicado o primeiro manual de matemática conhecido (900 aC.) Pitágoras (572-500 aC.) demonstrou o teorema do quadrado da hipotenusa. Outro grego, Anaxágoras(500-428 aC.) introduziu a noção infinitesimal no cálculo das elipses. Arquitas (440-360 aC.) fundou a mecânica científica e utilizou pela primeira vez a noção do cubo em geometria. Aparecimento da tábua de números primos chamada de crivo de Erastóteles (203 aC.). Apolônio de Pérgamo (245-190 aC.) elaborou estudos completos das seções cônicas, usados por Kepler e Newton 2 mil anos depois.
Medicina – Foi publicado na China o 1° código terapeutico e que apresentou a acupuntura como sua técnica principal (2700 aC.). O código de Hamurábi, na Babilônia, fez a 1ª codificação profissional de médico, fixando recompensa a ele em caso de cura e punição em caso de morte ou dano grave ao doente. Os médicos egípcios praticavam a cirurgia e o diagnóstico e desenvolveram uma farmacologia baseada em produtos naturais e o diagnóstico (1700-1200 aC.) Na Índia, a Medicina foi desvinculada da religião surgindo os primeiros ensinamentos com base na observação anatômica. Allmeon descobriu no século 6 aC a diferença entre as veias e artérias e também a conexãoentre o cérebro e os órgãos sensoriais. No livro bíblicode Levítico, há restrições pelos judeus de medicina preventiva, relacionadas com a dieta alimentar, cuidados higiênicos e medidas de combate a peste e a lepra através do isolamento. Um indiano chamado Susrata fez a 1ª operação de catarata no século 5 aC. e Alcmeon descobriu as trompas de Eustáquio em 400 aC. Hipócrates, o grego, (460-370 aC.) considerado o pai da Medicina, criou a Escola de Gás, cujo o princípio básico era a observação direta do paciente. Discutia a origem das “sementes”, masculina e feminina, a formação do feto e hereditariedade.
Tecnologia dos antigos – A roda de oleiro foi introduzida na Mesopotâmia, atual Irã (3500-3000 aC.). Os egípicios usavam o papiro para a escrita, canalizavam a água do Nilo em sistemas de irrigação e junto com os mesopotâmios fabricavam o vidro e fundiam ferro. Os povos mediterrâneos e escandinavos desenvolveram uma técnica razoavelmente complexa de construção de navios. Em Jeruzalém, foi construído um sistema subterrâneo para o fornecimentoda água e na Assíria foram construídos amplos sistemas de aquedutos em 700 aC. Glauco de Quios inventou a solda para o ferro e foi cosntruída a 1ª ponte romana em 650 aC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s