2700-☻Mega Notícias:Um veneno inteligente


Teknar, 900 paus o galão

O Teknar é um larvicida que tem como princípio ativo uma proteína natural retirada da bactéria Bacillus tharingiensis israelensis , também conhecida como BTI. A proteína ataca o intestino das larvas, matando-as depois de 6 a 24 horas da aplicação. Suas propriedades foram descobertas em Israel em 1976. Mas apenas em 1982 o laboratório americano Abbot conseguiu a reprodução controlada do baccilus, com a mesma técnica utilizada na produção de antibióticos. As primeiras experiências usaram a própria bateria como inseticida. Hoje utiliza a proteína diretamente

Serpentes Metropolitanas
São Paulo é um ninho de cobras. Pelo menos essa é a constatação de pesquisadores do instituto Butantã, que ficaram impressionados com a quantidade de cobras capturadas na cidade e sobretudo com o número de venenosas entre elas. Tanto nas áreas nobres como Higienópolis, Pacaembú e Morumbi , quanto na periferia como Itaquera, Guaianazes e Campo Limpo , costumam ser encontradas cobras d’água, a falsa coral , a dormideira e a cobra cega; todas são venenosas. Quando ocorre um desmatamento na periferia, algumas cobras se dirigem á mata, mas um bom número permanece onde estava por causa do acúmulo de lixo e esgoto que favorece a proliferação de ratos, alimento favorito das cobras. Mas ultimamente, as serpentes tem resolvido mudar de ares e começaram a invadir bairros centrais, chegando até a ser encontradas na praça de Sé, o marco zero da cidade. Lá também há muitos esgotos e consequentemente ratos. O que surpreende no entanto foi a quantidade de cobras como cascavel, jararaca e coral. De 480 cobras capturadas, 60 foram jararacas e 5 cascavéis além de corais. A questão agora é saber se sempre estiveram aqui, ou se não, qual o motivo que as levaram a emigrar de outro local para cá.

Onda há fumaça, há câncer
Embora a relação entre cigarro e câncer seja uma certeza consagrada em medicina, ainda não se sabe exatamente como o fumo ataca o pulmão. Pesquisadores ingleses descobriram que substâncias causadoras de câncer contidas na fumaça do cigarro se ligam ao material genético nas células do pulmão, daí resulta em mutações capazes de desenvolver-se como tumores. Quanto mais tempo e maior número de cigarros , maior o dano. Foi constatado também que as células do pulmão de pessoas que deixaram de fumar tornaram a ficar iguais as células de não fumantes após 5 anos.

Soluções agrícolas – A Universidade Federal de Viçosa, em MG, cultiva , desde 1926 , a produção de tecnologias de ponta e a interação com o setor agropecuário privado. Mantém o maior complexo de melhoramento genético de aves da América Latina e um dos maiores projetos de desenvolvimento tecnológico de soja. Produziu as primeiras variedades milho híbrido no país.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Tem 2 mil pesquisadores e 37 centros de pesquisa. Só com pesquisa de bactérias que captam nitrogênio do ar economizamos um bilhão de dólares por ano em adubos. As safras recordes da agricultura devem muito a essa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s