2697-Medicina-O que é a Laparoscopia?


A vesícula é a bolsa que armazena a bile secretada pelo fígado, para mais tarde derramar o suco digestivo viscoso no intestino. Na Laparoscopia, os 7 a 14 cm de corte são substituídos por 4 pequenos furos, cujo diâmetro não ultrapassa 1 cm. Na operação é injetado alguns litros de gás carbônico no abdome que se incha como o de uma grávida. Tal gás depois é facilmente absorvido pelo organismo. Com a operação simplificada o paciente sai do hospital no dia seguinte. A duração é cerca de 50 minutos. Tal método já era usado em cirurgias há 4 décadas, mas sempre na área de ginecologia, para resolver problemas de ovário. Hoje é possível operar úlceras e hérnias
O médico faz uma pequena incisão no umbigo e introduz um telescópio fino chamado laparoscópio – Um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, daí o nome do exame, na forma de um procedimento cirúrgico através da qual pode-se visualizar os órgãos iternos dentro do abdômen e pelve observando se há inchaço e inflamação das trompas e ovários.
Esta técnica também é utilizada noutro tipo de cirurgias, nomeadamente em operações ao menisco, com a grande vantagem do tempo de recuperação ser muito inferior, bem como o pós-operatório, sendo possivel andar logo no dia seguinté à intervenção.
A maior desvantagem é a dor e a distenção abdominal, cicatrizes permanentes, hemorragia vaginal, infecções, abcessos, hematomas, peritonites, enfisemas.
Pode haver um certo risco quando há doenças cardíacas ou respiratórias, obesidade, hérnia diafragmática, gravidez, doença inflamatoria pélvica ou seu antecedente – (pela possibilidade de reativá-la), cicatrizes abdominais extensas, ou múltiplas, ou próximas ao área umbilical e cirurgia abdominal prévia.
Atualmente há exames mais seguros como a Ecografia Ginecológica C.A.D
“Láparos” vem do grego e significa abdômen. Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen, através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópio. Até anos relativamente recentes, apenas se fazia diagnóstico laparoscópico ou eventualmente retiradas de pequenas porções de tecido para análise anátomo-patológica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s