2693-Hubble de olho no Buraco Negro


Os buracos negros são objetos cósmicos tão densos que a partir de certa distância nada escapa de sua gravidade, nem mesmo a luz. São portanto invisíveis, mas podem ser denunciados por sua própria força. É o que se vê no coração da galáxia gigante M87, onde o telescópio Hubble flagrou um foco de gás e poeira que parece conter a incrível massa de 2,6 bilhões de Sóis. As imagens tem sabor histórico, já que desde 1978 a galáxia se tornou uma das primeiras evidências de que os buracos negros realmente existem. Um dos sinais disso é o imenso jato de matéria que espirra do núcleo da galáxia.

Astrônomos estão agitados. Não existe o planeta supostamente encontrado em torno do pulsar PSR 1829-10, situado na constelação de Sagitário, a 30 mil anos luz da Terra. A notícia havia causado impacto porque pulsares são estrelas superdensas, formadas depois que um astro comum implode no final de seu ciclo vital e era difícil de imaginar que um planeta sobreviveria em ambiente tão hostil. Os cálculos foram refeitos e constatou-se que o vai e vem refletia a mudança de posição da própria Terra ao passar de um lado para outro do Sol, no decorrer do ano. Mas novos astros estão sendo estudados.

Por que os astronautas perdem cálcio?
Por causa da ausência de gravidade. E exercício nesse caso, não servem para nada. Na Terra, ao atuar sobre os seres vivos, a força de gravidade gera cargas elétricas que estimulam as células formadoras dos ossos, os osteosblastos, que permitem a fixação do cálcio. Quando não há gravidade, o cálcio que deveria ficar no ossos vai para o sangue e é filtrado pelo rim. Uma parte pode ficar no próprio órgão, formando os cálculos renais. Mas após o retorno á Terra, há recuperação gradual do cálcio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s