2602-Mega Rádios – Uma emissora em São Paulo igual as de Nova Iorque


Flash da Pool

Outdour da Pool em 1985

Tratava-se da Pool FM, que saiu do ar no início de 1996, dando lugar a Opus e em seguida a Nativa FM.
POOL FM
Vejamos esse texto abaixo , retirado de um site e que reivindicava a volta da Pool Fm

“O ideal é a emissora entrar no lugar
a decadente “rede de rock” da 89 FM
A 89 FM está moralmente falida. Não conseguindo ser uma rádio alternativa que tanto quis ser, a 89 fez erros que sua estrutura financeira impecável tenta ocultar mas não consegue.
A decadência da 89 FM vem de muito tempo. Seu declínio é até mais antecipado do que muitas rádios alternativas que foram falidas e extintas. Quem observou os rumos do radialismo rock com atenção e objetividade, pôde ver que a 89 FM sinalizou sua decadência já em 1987, quando os donos, de uma família milionária de sobrenome Camargo, decidiram corromper a “rádio rock” que implantaram no lugar que era da “Pool FM”.
Esta emissora, que animava o segmento dance music (dos flertes da soul music com as pistas de dança nos anos 70, até a onda break dos anos 80) nos 89,1 mhz, surgiu em 1983 e incluiu o consagrado DJ Julinho Mazzei na sua equipe. O nome era cedido pela sócia Pool, uma famosa empresa fabricante de roupas, sobretudo jeans.
A parceria foi rompida em dezembro de 1985 (só retomada anos depois numa outra freqüência), quando a emissora 89 FM buscou parceria com o Jornal do Brasil e, pegando carona no sucesso das rádios Fluminense (RJ) e 97 (SP), criou a 89 FM, já autodenominada “A Rádio Rock”.
Embora a rádio se afirme como “definitiva” e ”à prova de qualquer crise no segmento rock”, a 89 FM já tinha um temível odor pop. desde quando surgiu. Durante os primórdios a 89, que se dizia “alternativa”, na prática era apenas uma rádio de rock correta e eficaz, mas não ousada. Tinha bons programas específicos, era talvez a melhor coisa que a 89 tinha, porque a programação normal da emissora só era roqueira de fato até 1987.
Por isso, seria melhor que a 89 FM largasse a cultura rock, trazendo de volta a velha Pool FM. Até porque de FM de dance music, a 89 FM só não tem o vitrolão, mas de locutores “poperó” a emissora está cheia, com o suporte de Alexandre Hovoruski, aquele sujeito que produziu várias coletâneas de dance baba para hoje posar de “homem do rock”.
Aliás, a 89 FM e todas suas afiliadas e similares estão recebendo o repúdio cada vez mais crescente dos roqueiros autênticos que, a médio prazo, pode colocar a 89 FM nos últimos lugares de audiência. Sabemos todos que qualquer hipótese de largar o rock irrita os profissionais da 89, mas a pretensão deles tem seu preço, e ele é muito caro.
A campanha tem as seguintes reivindicações:
– Em primeiro lugar, a conversão da “rede rock” da 89 FM na “rede Pool”, o que significa a substituição do perfil pretensamente roqueiro pelo perfil dance music, com ênfase aos clássicos soul dos anos 70, à disco music e ao funk autêntico dos anos 70 e ao pop. romântico dos anos 70 e 80. É algo como uma Jovem Pan nos seus momentos mais dançantes, mas numa perspectiva próxima à da Antena Um, só que com a locução pop que aqui se encontra no segmento certo (afinal, qual locutor bem animado se sentirá bem diante de um repertório barra-pesada do rock, que ele só finge gostar porque ganha um bom salário?).
– Do contrário que a rádio de rock Fluminense (RJ) que, para ser reativada, mudou de sintonia (do FM para o AM), a Pool FM deve voltar
EXATAMENTE NA MESMA FREQUÊNCIA que surgiu, os 89,1 mhz do dial de São Paulo, o que significa que suas afiliadas, a Rádio Cidade do Rio de Janeiro e a 103 FM de Sorocaba, devem seguir a mesma conduta.
– Com a Rádio Cidade, a mudança irá trazer um detalhe essencial: a emissora, embora hoje se autoafirme “A Rádio Rock”, se consagrou como FM de dance music quando surgiu, em 1977, segmento que foi integralmente abordado pela emissora até 1984. A volta da Rádio Cidade à dance music irá recuperar a moral da emissora antes da comemoração dos 25 anos, em maio de 2002 .
Atualmente não existem rádios especializadas em disco dance no Brasil , o que temos no momento em S.Paulo é tal Energia 97 que embora toque disco , é muito comercial. Mas há alguns programas que dá para ouvir como o Night Session e o House Definition ; o Energia na Véia só finais de semana , durante a semana o programa é muito chato.
Vejamos um pouco da grade de programação da Pool em 1985

Alguns programas da Pool : Megamix : era um programa de mixagens que ia ao ar todos os dias ás 17 e 22hs o calendário era esse :
Segunda feira – dj Cuca
Terça feira – Dinamic due
Quarta feira – Ricardo Guedes
Quinta feira – Grego Productions
Sexta feira – Irai Campos
Sábado – Julinho mazzei
Domingo – Flash disco Pool
Tinha também o Black in Love , aos sábados 13hs,mas tudo isso ficou na saudade.
Fechamento da Pool
O anúncio a seguir , como dissemos , fora publicado pouco depois do Rock in Rio e ainda mostrava uma emissora pop e nota-se entre os nomes citados o do apresentador César Filho e Julinho Mazzei.
Dez meses mais tarde , naquele mesmo ano , a Pool FM dava lugar a uma imitadora da então 97 Rock (hoje Energia 97) .Era uma forma de pegar carona nos frutos financeiros do 1º Rock in Rio .
A POOL FM existiu por poucos anos e era dedicada a disco music e ao pop romântico, além de dance music contemporânea .O nome não é coincidência , a família Camargo então dona da 89 Fm estabelecia uma parceria com a famosa marca de jeens Pool.
Hold Me Tighter In The Rain – A Melô do Jeans Pool
O ano era 1982. Na TV, um comercial do jeans Pool chamava atenção por dois motivos: a beleza estonteante de Christiane Torloni e a música de fundo. Não demorou muito para que essa música começasse a tocar no rádio. Tratava-se de “Hold Me Tighter In The Rain”, gravada por Billy Griffin. A música agradou em cheio e logo se tornou um sucesso.

Lançada no álbum Be With Me, o primeiro da carreira solo de Billy Griffin , “Hold Me Tighter In The Rain” se tornou um clássico da Dance Music dos anos 80. Também fez sucesso na Europa, principalmente no Reino Unido, onde chegou ao Top 30. Nos EUA, chegou a tocar em algumas rádios, mas não entrou no hit parade.

Vale lembrar que Billy Griffin substituiu Smokey Robinson à frente do antológico The Miracles em 1972. Muitos acharam que isso significava o fim do grupo. Afinal, Smokey Robinson era a “alma” do The Miracles. Mas Billy Griffin deu conta do recado e fizeram sucesso durante um bom tempo com músicas como “Love Machine”, entre outras.
Primeira versão, 89,1 mhz – 1985
89 Fm , 89,1 mhz (1984) – Como dissemos o nome nasceu da POOL FM , e foi emprestado de uma famosa marca de jeans nos anos 70. A emissora pertencia a rede autonomista de rádio , entrando no ar na freqüência da antiga Cultura FM , que foi para os 103,3 mhz. Era inicialmente dedicada a Dance Music , mas em dezembro de 1985 , a emissora passou a ser administrada pelo sistema de Rádio JB ,dona da então Rádio Cidade e passou a ser 89 FM a rádio do
Rock ,pra concorrer na época com a 97 FM .Em1994 , a JB parou de administrar a emissora , que voltou ás mãos de seus antigos donos , mas em
nada mudando na programação. Apesar de transmitir da Pç. Osvaldo Cruz , no início da A.V. Paulista , sua concessão é de Osasco.
2ª Versão, 95,3 mhz; 1995
POOL FM – BACK AGAIN
Trazida de volta em 1995 , trouxe a programação de flash backs dançantes . Não conquistou IBOPE , ficando somente em 10º lugar , talvez por isso os donos desistiram do modelo , transformando-a em OPUS FM e depois em NATIVA cuja linha de programação é pagode , axé e congêneres. Pertencia á rede CBS , mas agora faz parte do grupo da BAND.
Sua concessão é de Diadema , mas transmite da AV. Paulista.

9 comentários sobre “2602-Mega Rádios – Uma emissora em São Paulo igual as de Nova Iorque

    1. Bem… uma web rádio é melhor do que nada, no entanto, tem muita gente sem Internet ainda, o que a faz atingir um público reduzido.
      A Web rádio em questão, que conheço bem a programação, embora se esforce, está muito longe de ser como a Pool FM.

      Curtir

  1. Acho que se a Pool voltasse no dial 89,1 , pode parecer até extranho , faria sucesso, o exemplo disso é a Antena 1 que esta ai até hoje e não mudou o estilo , assim como eu que estou com 45 anos, a maioria que ouviu a Pool de 1983/84 tem idade parecida iria com certeza ouvir a Pool novamente e acho que seria um sucesso em meio a essas porcarias de radios que estão ai no dial com excessão da Antena 1 e Alpha Fm que escapam . obs, a Antena 1 é muito bem ouvida na internet é um sucesso no Brasil não tem uma que tenha tanta audiencia como a Antena 1.

    Curtir

    1. Meu caro Reinaldo,concordo em parte com a sua opinião.
      É claro que se a Pool voltasse traria muita felicidade aos ouvintes da boa música, mas acho pouco provável que isso aconteça porque a emissora teria que não depender de comerciais para se manter, teria que ser mantida por uma empresa muito forte, pois uma rádio com a qualidade e repertório dela não seria viável comercialmente, pelo menos no cenário atual.
      Quanto a Alfa e Antena 1, reprovo porque sou muito exigente. Acho que elas não lembram a Pool nem de longe.

      Curtir

  2. Gostaria de agradecer os esforços que têm posto em escrever este blog. Na verdade, suas habilidades de escrita criativa me inspiraram a começar o meu próprio site agora. Realmente o blog está abrindo suas asas rapidamente. Sua escrita é um grande exemplo disso.

    Curtir

  3. blz? Estou a procura de uma musica black que passava em 1985 nas mixagens do DJ GREGÃO, pode ajudar a lembrar? Ela começava com um TROMPETE e depois de um pequeno intervalo vinha uns gemidos tipo êeehhhh-oohh-Há-Haa-Hu-hu-huuuuuu!! Agradeço se puder ajudar

    OLHE O VIDEO ABAIXO COM O SOM CANTADO:

    Procuro esta Musica de 1984 à 1986 da antiga Pool Fm e BandeirantesFM
    http://www.youtube.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s