2594-Mega Curiosidade-Saliva protege o esmalte dos dentes


O líquido é composto por um conjunto de enzimas, carbonatos e proteínas que protegem o esmalte do dente. Graças ao carbonato, a saliva possui a propriedade de neutralizar a ação dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na cavidade bucal que atacam o dente. Também ajuda a devolver ao dente os minerais perdidos durante o processo de mastigação. Que possui bom fluxo salivar está melhor protegido, isso porque ajuda na autolimpeza, eliminando ácidos presentes na boca.

Porque a temperatura de congelamento de soluções alcoólicas é muito baixa. Em alguns casos menor que -70ºC. A vodca por possuir alta concentração de álcool de cerca de 40% impede que o freezer atinja temperatura suficiente para congela-la, o m3esmo não acontece com a cerveja que tem uma concentração de 5%. Esse fenômeno explica o uso termômetros com álcool e corante no lugar do mercúrio em regiões muito frias. O álcool puro congela a 117,3ºC negativos , enquanto o mercúrio congela a 38,85ºC negativos.

O Injustiçado
Em 1860, em uma das alas da maternidade do hospital geral de Viena, na Áustria, 30% das grávidas morriam com febre. Em outra ala, porém, a taxa de mortalidade era 10 vezes menor. O médico húngaro Semmelweis, que trabalhava ali matou a charada quando examinou o corpo de um colega, que havia morrido depois de ter se cortado em uma autópsia. Lembrou que a ala problemática era atendida por estudantes, que iam para lá depois de dissecarem cadáveres. Concluiu que eles traziam consigo algum agente da doença. Então obrigou que lavassem as mãos antes de visitarem as grávidas. Os casos de febre diminuíram e entusiasmado, passou a exigir a desinfecção dos instrumentos, algo que nenhum hospital praticava. Foi demitido e voltou para a Hungria onde morreu de infecção após cortar o dedo, aos 47 anos, em 1865, ano em que o cientista francês Louis Pasteur provou a importância da assepsia para evitar contaminações.

Geologia – Cadê as rochas que deveriam estar aqui?

A crosta deveria ter se formado só 200 milhões de anos após a própria Terra estar pronta. Há 4,6 bilhões de anos. A Lua que tem a mesma idade da Terra, certamente já estava com sua crosta pronta por volta de 4,4 bilhões de anos. Mas as mais antigas rochas terrestres datam de 3,9 bilhões de anos. Qual o motivo dessa diferença? A Terra sempre foi geologicamente mais ativa do que os outros corpos do Sistema Solar. Quer dizer: A crosta pode ter surgido em pouco tempo, mas acabou sendo moída por violentos terremotos e erupções vulcânicas. Só muito mais tarde ela encontrou um ambiente suficientemente tranqüilo para se manter inteira. Nesse caso dificilmente será possível encontrar os restos das primeiras rochas rígidas do planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s