2564-Tecnologias – A Fotografia a cores


Câmara escura, modelo arcaico do final do século 17

Foi uma das maiores conquistas da técnica fotográfica. Os diferentes processos são baseados na decomposição da luz branca em luzes coloridas em 3 cores primárias : azul, verde e vermelho e 3 complementares : ciano, magenta e amarelo. O filme colorido é constituído de 3 camadas. A primeira é sensível apenas ao azul, a 2ª só ao verde e a 3ª só ao vermelho. Os diapositivos coloridos são chamados de slides. O objeto a fotografar é uma prisma retangular colorido de apenas 3 cores, além do branco e do preto. As luzes coloridas refletidas pelo objeto vão impressionar respectivamente as camadas sensíveis ao filme.

A fotografia resulta de esforço de muitos espíritos inventores que no início do século 19 buscavam uma maneira de conservar a imagem obtida dentro de uma câmara escura. Era a aplicação de um fenômeno conhecido desde a antigüidade: ao passar por um pequeno orifício feito na parede de um cômodo escuro, a luz forma sobre a parede oposta, uma imagem invertida da paisagem externa. O equipamento básico consistia em um espelho refletor, outro para a transmissão da imagem e uma lente. Esta projetava a imagem sobre uma tela opaca, na qual o pintor ou desenhista podia decalcar o perfil da figura obtida.
A idéia da fotografia nasce em síntese de duas experiências muito antigas. A primeira é a descoberta de que algumas substâncias são sensíveis à luz. A segunda foi a descoberta da câmera escura.
A máquina escura da qual deriva a câmera fotográfica, foi realizada muito tempo antes de que se encontrasse o procedimento para fixar com meios químicos a imagem ótica produzida por ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s