2563- Religiões – O Espiritismo


Allan Kardec, o codificador do espiritismo

Surgiu na França no século 19, mas hoje o Brasil possui a maior comunidade espírita do mundo. Andando pelas ruas de Paris, Hippolyte Leon Denizard Rivail encontrou-se com um amigo de nome Carlotti, que lhe descreveu uma série de eventos extraordinários supostamente provocados pela ação direta de espíritos. Começou a freqüentar reuniões e teria visto seu então ceticismo virar picadinho ao observar mesas e outros objetos ganharem movimento sem a ajuda de qualquer pessoa ou mecanismo especial. Numa sessão, Rivail ouviu de um médium que ele já fora um celta chamado Allan Kardec. E que como Kardec, deveria reunir muitos ensinamentos e conclusões dos últimos século numa doutrina que propagasse os ideais de Cristo e trouxesse alívio para os homens. Em 1857, trouxe a luz O livro dos espíritos. A nova religião iria despertar a fúria da igreja católica; primeiro porque, no espiritismo, Cristo não é o filho de Deus, mas um espírito mais evoluído; depois pela possibilidade de reencarnação. Chegando ao Brasil em 1860, foi logo adotado por intelectuais, militares e funcionários públicos; mas aqui também foi perseguido: no código penal de 1890 foi classificado como crime; mas, o ato de fazer o bem a comunidades próximas a centros se tornou uma marca forte

Algumas afirmações do espiritismo: Jesus cristo não é o enviado de Deus á Terra, mas um espírito mais evoluído, que serve de guia para a humanidade. A morte de um ente querido não deve ser encarada de forma absolutamente negativa. Muitas vezes é apenas o encerramento de uma missão. Tais afirmações, que batem de frente com alguns credos ditos cristãos, são idéias básicas dessa religião, professada por pelo menos 2,3 milhões de brasileiros segundo o IBGE. Sua enorme receptividade é um paradoxo. A religião, gestada numa era em que a ciência se desenvolvia vertiginosamente, encontrou terreno fértil para se alastrar. Um típico rebento do século 19, o espiritismo conseguiu a proeza de mesclar catolicismo primitivo ( caridade ) , budismo ( reencarnação) Darwin (evolucionismo), e um caldeirão de credos esotéricos que geraram diversas filosofias como espiritualismo e a teosofia. Allan Kardec, (1804-69) era um pedagogo que fundou na própria casa um curso de química, física, anatomia e outras ciências que galvanizaram mentes curiosas do século 19 e prepararam terreno para as atuais evoluções científicas. Kardec, que chegou a estudar medicina, sempre fez questão de apresentar com um vocabulário inspirado nas ciências, eventos como comunicação com espíritos e o movimento de objetos. O método de dedução científica era para livrar o espiritismo de irracionalidades, num tempo em que a razão era um verdadeiro dogma.

Cidade Espírita
Palmelo, a 200km de Goiânia surgiu a partir da criação de um centro espírita, em 1929 e que recebe cerca de 50 mil visitantes todos os anos, que ali procuram consolo para suas aflições; a cidade foi emancipada em 1953 e não permite a venda de bebidas alcoólicas e, em suas ruas, placas apresentam “pílulas” de ensinamentos espíritas extraídos dos livros de Kardec. Mas a cidade é um fato isolado. Agrupamentos espíritas se distinguem pelo baixo nível de proselitismo. A atmosfera num centro lembra um congresso universitário. Um auditório atento, escuta leitura e comentários feitos por palestrantes, tudo de modo sóbrio e nada espectaculoso.

Um comentário sobre “2563- Religiões – O Espiritismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s