2517-São Paulo – Um porta-aviões brasileiro


O brasileiro São Paulo

Sua reforma foi toda realizada no arsenal da marinha no RJ. As maiores mudanças foram no equipamento eletrônico. Sua principal tarefa é coordenar a defesa da costa brasileira. Vai receber ainda, mísseis antiaéreos Mistral Simbad, da empresa francesa Matra. Modernizado, tornou-se uma poderosa arma de guerra. Este porta-aviões brasileiro não tem muito em comum com os enormes americanos, como o Nimitz, que operam até 90 aeronaves e tem poder de fogo capaz de fazer bombardeios nucleares. Tem mais parentesco com navios de controle de área italianos e espanhóis. Dentro dele funciona uma pequena cidade. Áreas de lazer e refeição são separadas de acordo com a graduação, com 2 sessões de cinema todas as noites
Construído na França entre 1950 e 1953, serviu à Marinha da França como porta-aviões da Classe Clemenceau sob o nome “FS Foch”, uma homenagem a Ferdinand Foch, comandante das tropas aliadas durante a Primeira Guerra Mundial.
Adquirido pelo equivalente a 12 milhões de dólares norte-americanos em setembro de 2000, foi recebido operacional pela Marinha do Brasil a 15 de Novembro desse mesmo ano, no porto de Brest, na França, quando teve passada a sua “Mostra de Armamento”.
Com 50% mais velocidade e podendo transportar o dobro de aeronaves que o antigo NAeL Minas Gerais (A-11), o NAe São Paulo (A-12) opera aviões de ataque AF-1 e helicópteros, sendo hoje a capitânia da Armada.
NAe é o acrônimo para Navio Aeródromo.

2 comentários sobre “2517-São Paulo – Um porta-aviões brasileiro

    1. Eu, como brasileiro que sou e amo minha pátria, aprovo todo os investimentos de nosso país quando se refere a armamentos,p/nossas defesas. Principalmente,quando descobrimos imensas reserva de petróleos no pré-sal,sem contar que estamos crescendo de igual p/igual com as maiores economias do mundo e ja podemos nós, dizer: somos o quinto no ranking de crescimento. Parabéns aos nossos governantes.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s