2515-Nutrição- Conceitos


O que é caloria ?
A energia dos alimentos é medida em calorias, sendo que uma caloria é a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma grama de água em 1°C. Como a caloria é uma quantidade pequena, quando nos referimos a medições do valor energético de um alimento usamos o quilocaloria, que eqüivale a mil calorias. A energia em repouso necessária para uma mulher adulta ( metabolismo basal), é em média de 1300 calorias e para o homem 1600. Qualquer exercício exige energia extra, aumentando a necessidade total de calorias.
Cuidado com as Dietas
Em caso de desnutrição grave, em que se esgotam as reservas de gordura e glicogênio, os amionoácidos agem como fonte de energia, em prejuízo da manutenção, regeneração e crescimento dos tecidos. Suas maiores fontes são: carne, aves, peixes, ovos e lacticínios. O consumo em excesso pode ocasionar problemas para indivíduos com distúrbio de fígado e rins, pois tais órgãos estão envolvidos na eliminação de produtos finais do metabolismo protéico. Todos os alimentos de origem vegetal, como arroz e feijão contém proteínas, mas em nenhum deles está presente a proteína completa contida nos alimentos de origem animal, está é a que contém todos os aminoácidos essenciais necessários ao organismo. Porém, aminoácidos ausentes em um desses alimentos as vezes estão presentes em outros. Portanto é necessário ingeri-los em conjunto

Enzimas secretadas pelo pâncreas transformam a gordura em ácidos graxos e glicerol, que podem penetrar na parede do intestino. Ali se recombinam 3 moléculas de ácido graxo para 1 de glicerol, formando triglicerides que são absorvidos pelo sistema linfático e passados a corrente sangüínea, daí ligados a proteínas e colesterol, a células em todo corpo. Gasto de energia: As células usam tais ácidos e o glicerol como energia. Toda a gordura em excesso é armazenada sob a pele, causando aumento de peso e obesidade. Trigliceres são também transportados para o fígado, onde são usados para produzir o colesterol. Gorduras fornecem 9 calorias por grama, contra apenas 4 dos carbohidratos. Os óleos preferidos são os de oliva,amendoim, milho, girassol e soja.

A Gordura Também é necessária
Há 2 tipos de gordura: saturadas e não saturadas, diferem na composição química e na forma como afetam o organismo as primeiras afetam a quantidade de colesterol no sangue, o que, por sua vez, aumenta o risco de doenças coronárias. As segundas são as gorduras vegetais, mais saudáveis. Não se deve ingerir mais de 30% de calorias em forma de gorduras. Embora prejudiciais em excesso, alguma gordura é saudável. Pequenas quantidades de ácidos graxos liberados em gordura são importantes para o crescimento e restauração das células. Também transportam as vitaminas A,D,E e K. As gorduras que ingerimos passam pelo estômago e não para os intestinos, onde são dissolvidos pelos sais biliares, liberados pelo fígado.
Cuidado com o diabetes
Comer um alimento rico em açúcar provoca em pessoas com secreção inapropriada de insulina, um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue, seguido de uma queda rápida. Pode ocorrer como conseqüência de uma hipoglicemia, nível de glicose muito baixo no sangue, causando sintomas como fraqueza fome e tontura. Para os especialistas, carbohidratos constituem cerca de 55% de uma dieta saudável.

Colesterol
Estão nos ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo suas principais fontes são: creme, manteiga, queijo duro e carnes gordas. Tais alimentos são transformados em colesterol no fígado. Este é conduzido no sangue, de onde as células retiram todo o colesterol que precisam, o que não é usado permanece e pode atingir níveis altíssimos. Está provado que seu excesso adere as paredes das artérias formando depósitos de gordura que obstruem o fluxo normal para órgãos como o coração e o cérebro.

Metabolização
O organismo só pode usar glicose. Todos os carbohidratos devem ser transformados em unidades simples e convertidos em glicose no fígado, antes de poderem ser usados. Há reação no aumento de glicose no sangue que ocorre quando se ingere carbohidratos, liberando insulina pelo pâncreas. O hormônio estimula a captação de glicose nas células. A que não for necessária a produção imediata de energia, transforma-se em gordura. A velocidade que os sacarídeos são absorvidos, depende do tipo de carbohidrato. Dó os simples são absorvidos através da parede do intestino, passando pela corrente sangüínea. Leva tempo para que as enzimas digestivas transformem o amido em moléculas simples.

O que são os Carboidratos?
São um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas por sacarídeos; estes são combinados para formarem os 2 principais tipos de carbohidratos, açúcares e amidos. Os primeiros são carbohidratos simples, formados por 1 ou 2 moléculas de sacarídeos ligadas (monossacarídeos ou dissacarídeos). Tem sabor adocicado. Os mais comuns são a sacarose, ou açúcar de cana e a lactose, ou açúcar de leite. Amidos são carbohidratos complexos, constituídos de no mínimo 10 moléculas de sacarídeos, que devem ser transformadas antes de absorvidas pelo organismo. Entre as boas fontes estão ao vegetais, como a batata e derivados de grãos.
Os nutrientes são absorvidos pela corrente sangüínea e distribuídos para todas as células do organismo. A necessidade de energia depende em parte da atividade física exercida, que exerce atividade sedentária usa 70% de seu consumo diário de energia somente para manter o coração e demais órgãos funcionando e para manter a temperatura do organismo. Exercícios regulares pedem mais energia e reduzem as gorduras do organismo. O crescimento é um processo de aumento do número de células dos tecidos do organismo, durante a infância e a adolescência. Mas ao longo da vida, as células são sempre substituídas, como parte de um programa de manutenção da maioria dos tecidos e órgãos. Crescimento, restauração e manutenção das células, usam energia armazenada. Nenhum alimento por si só, supre as necessidades de nutrientes e energia vitais ao crescimento. O leite é excelente fonte de proteínas e carboidratos, o integral é gorduroso, o desnatado, não. Todos fornecem uma grande porcentagem da quantia diária recomendada de cálcio, vitamina B12 e riboflavina, em um único copo. Possui também vitaminas A e D , contudo, é deficiente em ferro e vitamina C.
Proteínas Carne, peixes e produtos derivados do leite são as principais fontes de proteínas, substâncias de crescimento e renovação dos tecidos. As proteínas serão utilizadas como fonte de energia quando indivíduo estiver em jejum absoluto, ou em fome extrema. Isto porém o levará a ser presa fácil das doenças pois o sistema imunológico, os anticorpos, são formados por proteínas
Fisiologia – Respiração O que caracteriza é a liberação de energia contida nos alimentos e que ocorre no interior de todas as células vivas. A respiração é uma reação química entre o alimento, que é o combustível que produz a energia e o comburente que é o oxigênio.. As mitocôndrias, situadas no citoplasma da célula, contém substâncias que permitem a realização de tal combustão. Existem 200 alvéolos por mm cúbico no pulmão. Nunca se deve deixar a torneira do gás aberta ou butijão, que contém um gás chamado monóxido de carbono, que se fixa na hemoglobina da hemácia, matando essa última. A asfixia é a falta de oxigênio nos tecidos ou excesso de gás carbônico. Um movimento respiratório tem 5 batidas de coração correspondentes. .

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