1857-Grandes Matemáticos – Gauss



Matemático e físico alemão, nascido em 1777, cursou a Universidade de Gottingen, dedicando-se a estudos matemáticos. Revolucionou a geometria, sua obra foi considerada o 1° processo da geometria euclidiana. Descobriu o processo de inscrever numa circunferência, um polígono de 16 lados iguais, descobriu as funções elípticas e a periodicidade dessas funções; a curva em sino, criada por ele é muito utilizada em gráficos estatísticos e recebe o nome de curva de Gauss. Demonstrou em álgebra o teorema que se enuncia da seguinte maneira: Cada equação algébrica possui uma raiz igual a um número real ou complexo. Dedicou-se também a física, estudando o eletromagnetismo e a óptica, criou o telégrafo elétrico, aplicando a corrente galvânica: criou o magnetrômetro e uma nova teoria para as lentes. Em 1807 foi nomeado professor de astronomia e diretor do observatório da Universidade de Gottingen. Dedicou-se ao estudo da mecânica celeste, morrendo em 1855. Russel
Filósofo, matemático e sociólogo inglês. Estudou no Trinity College em Cambridge, onde também lecionou em 1910 e 1916, quando foi afastado do cargo por sua ideologia pacifista, durante a primeira guerra mundial. Lecionou filosofia na Universidade de Pequim em 1920/21 e matemática na Califórnia EUA. Professor de filosofia no City College de NY, mas foi revogado o direito por suas idéias políticas. Ganhou o Nobel de literatura em 1950. Publicou o ABC da relatividade, Satã nos subúrbios, Novas esperanças de uma reforma no mundo, Meu desenvolvimento filosófico, entre outros trabalhos de igual importância. Como Einstein e outros, advertiu a humanidade sobre os perigos de uma guerra atômica. Nascido em Treileck, País de Gales, 1872 e falecido em 1970.
Pitágoras e Euclides
Filósofo grego que viveu na 2ª metade do século 6 AC. Fundou na Itália a Escola Pitágorica, uma associação de fins éticos e religiosos.
O filósofo faleceu em Metaponto, no ano de 500 AC e sua escola é responsável por importantes descobertas matemáticas: o teorema do quadrado da hipotenusa, a tábua de multiplicação; o sistema decimal.
Euclides
Geômetra grego. Em 300 AC, a convite de Ptolomeu I, lecionou el Alexandria, empreendeu inúmeros estudos, colocando todas as suas descobertas e teorias na sua mais importante obra, os elementos, que se tornou a chave para o estudo da geometria plana. Outras obras existem, cuja autoria lhe é atribuída, mas elas se perderam através do tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s