O que é Biodiversidade?


Biodiversidade:
O termo abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo o planeta. Em todo o mundo, estima-se que existam pelo menos 14 milhões de espécies vivas. Como não é distribuida uniformemente pela Terra, ela é maior em ambientes com abundância de luz solar, água doce e clima mais estável. Segundo a Conservation International, o Brasil é considerado megabiodiverso, pois possui mais de 70% das espécies vegetais e animais do planeta.
Mega Memória – A ECO 92
A 2ª Conferência Mundial sobre o meio ambiente sediada no RJ em 1992 foi um marco, embora com poucos resultados práticos. Os principais representantes de vários segmentos empresariais que estiveram envolvidos com o evento escolheram o Rio Convention Bureau como interlocutor da classe empresarial para todos os assuntos relacionados a ECO 92. Vieram aproximadamente 40 mil pessoas em junho de 92 o que proporcionou uma receita diária para a cidade de mais de 9 milhões de dólares. A entidade realizou o Quality Tur, um compromisso com a qualidade, seminário que foi realizado em maio de 1991 e que reuniu diversos segmentos, desde o trabalho da polícia federal na alfândega até os motoristas de taxi.
Atmosfera » O envelope de ar que cobre a Terra contém basicamente nitrogênio (78%) e oxigênio (21%) e CO2 em insignificante quantidade. As atividades humanas vêm aumentando a concentração desse gás e outros, desequilibrando a harmonia e provocando a elevação da temperatura global. Acredita-se que a temperatura possa subir até 4,5°C em 50 anos. Alguns desses gases também reagem com o vapor d’água da atmosfera, tornando a chuva ácida. Ela pode contaminar lençóis de água e oceanos. E ainda o CFC, que destrói a camada de ozônio. Os raios ultravioletas causam câncer de pele, catarata e afeta o fitoplâncton, a fina camada vegetal sobre o oceano, responsável pela vida no mar. É difícil medir a quantidade de terra fértil que é levada pela chuva, esterilizada pelo uso de insumos agrícolas, ou a área que enrijece sobre a esteira dos tratores, prejudicando o plantio. A erosão pode decorrer do excesso de chuva ou do endurecimento da Terra. Mesmo o efeito estufa, não é suficientemente conhecido.

Biodiversidade » Estima-se que a duração média de uma espécie é de 5 milhões de anos. Em cada milhão de anos, cerca de 900 mil espécies se extinguiram. A taxa média de extinção era de uma espécie a cada 13 meses e meio, mas vêm aumentando. Só nas florestas tropicais podem viver a metade de todas as espécies do mundo. O fim de algumas espécies vegetais pode comprometer a produção de medicamentos e alimentos, já que novas espécies híbridas saídas de laboratório, podem ser vulneráveis as variações climáticas.

Água » Mais de 97% está no mar, outros 2% congeladas ou em fontes profundas. A exploração do 1% disponível para uso humano aumentou 35 vezes nos últimos três séculos e deve ainda mais. O estoque de água doce é poluído por esgotos e lixos urbanos, resíduos industriais, produtos químicos, agrícolas, mineração. A distribuição também não é igual no mundo todo. Perto de 1,2 bilhão de pessoas não recebem água em quantidade necessária. Por conta disso, cerca de 80% das doenças dos países pobres e 1/3 das mortes são relacionadas à água contaminada.

Florestas: 70 países têm florestas úmidas, mas só Brasil, Zaire e Indonésia possuem a metade dos 7 bilhões e 800 mil hectares de florestas tropicais do mundo. Quase 11 milhões de hectares são desmatados por ano. O desmatamento e as queimadas liberam co2, metano e óxido nitroso, gases que agravam o efeito estufa e as chuvas ácidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s